Pertencente ao Grupo NC, a Legrand é uma das mais tradicionais indústrias farmacêutica do Brasil. Já são 50 anos de atuação no país.
Com faturamento superior a R$1 bilhão, a Legrand se consolidou como uma das 25 maiores empresas do mercado farmacêutico nacional, sendo a segunda maior operação do Grupo NC no setor, atrás apenas da farmacêutica EMS. “Em 2022, a Legrand fez um movimento estratégico de separar sua operação e Genéricos para focar-se no segmento de Consumer Health. Este movimento permitiu à empresa maior foco e agilidade, culminando num crescimento de mais de 18% ao ano, muito acima do ritmo do mercado (por volta de 11%)”, conta, com exclusividade ao Guia da Farmácia, o diretor comercial da Legrand. Fabrício Vimercati.
Segundo ele, a empresa possui atuação destacada nas principais categorias do mercado de: Consumer Health, como Inverno, Gastro, Dor, Derma e Vitaminas. “Nosso portfólio inclui mais de 25 marcas com posição destacada em seus segmentos, como Expec, Repoflor, Nexflen, Bismu-Jet e Suavicid (fonte: IQVIA MAT 11/24– PPP)”, completa Vimercati.
Genéricos: movimento estratégico
Desde 2022, a Legrand fez um movimento estratégico de separar os negócios de Consumo e Genéricos, de forma a tornar a operação mais ágil e focada. Nos últimos três anos, já com 100% de foco no mercado de Consumo, a empresa dobrou de tamanho e segue de forma consistente seu trabalho de reposicionamento. “Hoje, somos uma empresa centrada no consumidor e com olhar para a eficiência operacional no ponto de venda. Para 2024, projetamos um faturamento de R$ 1,1 bilhão, com crescimento de 21%, superando a média do mercado”, revela o diretor de Marketing da Legrand, Guilherme Tavares. Ele ainda afirma que o sucesso da empresa está alicerçado em duas grandes frentes: gente e preferência do consumidor. “Em 2024, investimos de maneira descomunal nas 2 principais marcas do negócio e contratamos mais de 100 pessoas para fortalecer nossas operações”, destaca.

Guilherme Tavares, diretor de Marketing
A evolução do mercado de marcas
Um dos focos da Legrand é o segmento de marcas no Brasil. Segundo Vimercati, uma área que tem grande potencial de evolução, porém precisa se reconfigurar. “O desempenho é inferior aos demais segmentos em preço médio, sucesso de lançamentos e crescimento. Isso impacta em toda a dinâmica do mercado. Nesse contexto, as marcas precisam evoluir além do papel de preço. Nós estamos reestruturando nosso portfólio para atender às necessidades reais dos consumidores, com estratégias que vão além do tradicional para os similares e que ressignificam os papéis dos nossos produtos nas categorias. Continuaremos investindo em novas soluções, fortalecendo nossa atuação nas categorias-chave e expandindo nosso portfólio para novas categorias. Nosso compromisso é continuar crescendo o dobro do mercado e liderando a transformação do setor.
Construção de grandes marcas
Para 2025, a Legrand vai intensificar o foco na construção de grandes marcas e na também valorização do capital humano. “Planejamos ampliar nosso time comercial para 292 vendedores, criando 99 novos setores em todo o Brasil. Nosso modelo de equipe comercial tem sido o motor das nossas iniciativas, garantindo acesso à saúde de forma simples, acessível e próxima dos consumidores”, pontua Vimercati.
Além disso, a empresa continua a investir em comunicação direta e em lançamentos estratégicos que ampliem o impacto das nossas marcas líderes. “Queremos consolidar nossa posição como referência em saúde e bem-estar em todas as regiões do país”, comenta Tavares.
Força de vendas: pilar estratégico
A força de vendas é um pilar estratégico para a Legrand, responsável por garantir execução eficiente e presença nacional em mais de 90 mil farmácias do Brasil. “Nosso time comercial é peça-chave, ajudando a consolidar a execução das nossas marcas líderes nos pontos de venda”, diz Vimercati. De acordo com ele, a Legrand realizou uma transformação significativa nessa área:

- Valorização e crescimento interno:
Hoje, 95% das posições de liderança são ocupadas por talentos internos, resultado de uma estratégia focada em promoção e retenção. Em 2025, 65% da força de trabalho terá sido impactada por promoções ou novos cargos.
- Treinamento e capacitação
Em 2024, a empresa investiu na formação de novos talentos, especialmente em regiões-chave como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Como resultado, dobrou seu market share em algumas localidades em menos de um ano.
- Reconhecimento e benefícios
Para atrair e reter os melhores, a farmacêutica oferece benefícios competitivos, incluindo trilha de carreira, veículo corporativo e campanhas de incentivo que podem aumentar os ganhos em até 50%.
- Resultados e certificações
Em 2023 e 2024, a Legrand certificada pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar, destacando a cultura de valorização das pessoas.
Por isso estamos ampliando nossa força de vendas com a abertura de 99 novas vagas para Executivos de Território em 13 estados e no Distrito Federal, com foco em regiões estratégicas como Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro”, destaca Vimercati. Ele ainda explica que esses profissionais serão responsáveis por atender clientes com excelência e expandir nossa presença em novos pontos de venda.
Os interessados podem ter mais informações sobre as vagas e os requisitos necessários por meio do LinkedIn ou do site da Legrand e se candidatar até 30 de novembro.
Lançamentos
O próximo ano também será de novidades do portfólio da Legrand. A farmacêutica vai expandir linhas de produtos com marcas já consagradas. “Expec, Repoflor, Suavicid e Allovita se transformarão em famílias de produtos, cumprindo papéis complementares na jornada de saúde dos consumidores. “Nossa estratégia é criar portfólios amplos dentro de marcas preferidas, consolidando nossa relevância”, afirma Tavares.
Número de colaboradores crescerá em 2025
Desde 1991, a Legrand pertence ao Grupo NC, maior conglomerado farmacêutico do país. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de 225 colaboradores, que chegará a 325 já no início de 2025. “Nosso time é uma das principais alavancas de crescimento da empresa, que nos permite estar presentes em mais de 90 mil farmácias de todos o país”, finaliza Vimercati.
Fotos: Legrand
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