
Na temporada de inverno, em razão das variações climáticas – com o frio e a baixa umidade relativa do ar –, um problema que acontece com frequência é a Síndrome do Olho Seco. “Devido ao tempo mais seco, a lágrima acaba evaporando mais rapidamente, o que leva a uma lubrificação ineficiente dos olhos. As queixas mais comuns são a irritação e a sensação de corpo estranho nos olhos. Em geral, os sintomas se confundem”, explica o oftalmologista do Hospital CEMA, Dr. Omar Assae.
Os olhos ficam mais ressecados, vermelhos, com coceira, ardência e sensação de areia. “Para tratar o olho seco, precisamos promover o tratamento adequado, deixando o ar mais úmido, utilizando lágrimas artificiais e colírios lubrificantes”, ensina a oftalmologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), Dra. Claudia Del Claro.
Confira as dicas da Dra. Claudia e do Dr. Assae, para não ressecar os olhos e as lentes de contato no inverno:
Olhos
- Beber bastante água para manter o corpo hidratado.
- Para manter a qualidade da lágrima, fazer a higiene nos cílios diariamente, de manhã e à noite, lavando com produto específico para uso oftalmológico ou xampu neutro. Evitar água quente.
- Usar colírio lubrificante, de preferência sem conservantes e prescrito pelo oftalmologista, quando estiver em um ambiente fechado com calefação ou local de clima muito frio e seco. Não utilizar colírios clareadores neste caso.
- Outros cuidados envolvem usar óculos escuros e fazer suplementação com ômega 3 para conseguir uma melhora do filme lacrimal.
- Consultar um oftalmologista se sentir qualquer sintoma.
Lentes de contato
- Manter os cuidados habituais com as lentes de contato: boa higiene das mãos, não coçar os olhos e usar lubrificantes prescritos pelo médico.
- Como a temporada de inverno está associada às férias, nas viagens curtas de avião (ambiente com ar seco), não há problema em fazer o uso das lentes, sempre com o cuidado de pingar colírio lubrificante. Se for uma viagem mais longa, acima de três horas, a recomendação é retirar as lentes.
- Lentes de contato resistem a temperaturas muito baixas, até 20°C ou 30°C negativos. Não há risco de as lentes congelarem dentro do olho.
Exclusivo: Cenário de oral care no País e como potencializar as vendas da sua farmácia
Foto: Shutterstock
