Chega o fim do dia e as pernas estão cansadas, pesadas. Muitas mulheres já sentiram – ou sentem – essa sensação e isso acontece quando ocorre uma dificuldade no retorno venoso, ou seja, o sangue tem dificuldade de retornar para o coração.
“Isso gera uma lentificação do fluxo venoso, seja por meio de uma insuficiência de safena com refluxo do sangue para os pés, ou por uma maior resistência da drenagem linfática das pernas de causa genética ou secundária a outras doenças vasculares, gerando edema de membros inferiores, causando peso e cansaço das pernas”, explica a cirurgiã vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular (SBACV) e parceira da SIGVARIS GROUP, Dra. Allana Tobita.
Temperaturas quentes favorecem o sintoma
A Dra. Allana explica que, no verão, pelas temperaturas mais quentes, os sintomas repercutem mais por conta da vasodilatação do sistema venoso como também do sistema linfático e isso favorece a estase sanguínea e linfática, acumulando mais sangue e linfa nas pernas.
Além disso, ela diz que a insuficiência de safena ou presença de varizes causa refluxo do sangue para os pés, gerando peso e cansaço. “Já o lipedema, por causar uma inflamação da gordura das pernas, repercute diretamente nos vasos superficiais e toda função linfática, o que causará dor, cansaço e peso nas pernas”, diz.
Há, ainda, outras condições que podem desencadear o sintoma. “A doença arterial crônica também pode causar cansaço no paciente ao deambular pela falta de oxigênio na musculatura pela falha de fluxo sanguíneo. Já o linfedema – que pode ser genético ou adquirido, secundário a doenças como erisipela ou lipedema, pode causar cansaço pelo edema crônico gerado nessas pacientes, por uma falha de drenagem linfática por conta dos vasos linfáticos disfuncionais”, pontua a Dra. Allana.
Maus hábitos podem agravar o problema
Entre os hábitos comportamentais e de saúde que podem agravar o problema, a Dra. Allana destaca sedentarismo, alimentação rica em sódio, gorduras e processados, ganho de peso, tabagismo, não buscar ajuda e tratamento para varizes, lipedema ou doença vascular, em geral.
Já como prevenção, a especialista da SBACV recomenda:
- Prática de atividade física regular;
- Uso de roupas leves;
- Hidratação vigorosa;
- Uso de meias elástica em momentos de muito repouso prolongado ou quando trabalhar ou ficar muito tempo em pé;
- Alimentação saudável rica em hortaliças, frutas e verduras; e
- Quando o calor for intenso, dar preferência para locais frescos e arejados, para que a temperatura excessiva não promova maior vasodilatação das veias e vasos linfáticos.
Foto: Shutterstock
Leia também:
Varizes podem piorar com a menopausa? Especialista tira dúvidas