Fitoterápicos são produtos obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados – exceto substâncias isoladas -, utilizados com finalidade profilática, curativa ou paliativa.
Assim como os homeopáticos, os fitoterápicos são cada vez mais buscados na farmácia.
Para presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa), Gislaine Gutierrez, a grande evolução do mercado farmacêutico dos últimos anos, evidenciada pela ampla abertura de novos pontos de venda (PDVs) e da expansão das estratégias de vendas on-line, traz consigo o desafio de como diferenciar-se diante de diversas opções que estão à disposição do consumidor.
“É nítido que os itens naturais, fitoterápicos e homeopáticos possuem grande potencial de mercado. Neste sentido, é fundamental que o varejo farmacêutico apresente variedade de produtos que atendam aos diferentes perfis e necessidades dos consumidores. Com um público cada vez mais preocupado com o que consome, de onde consome e com os efeitos causados pelo que consome, itens naturais precisam de maior espaço na gôndola, mais variedade de ofertas e ampla distribuição deles pelas farmácias do País”, afirma.
Confira a lista dos 10 fitoterápicos mais vendidos em valor no Brasil, durante o MAT dezembro de 2022, segundo o Close-Up International.
TOP 10 FITOTERÁPICOS MAIS VENDIDOS EM VALOR
1) Hedera helix.
2) Passiflora incarnata.
3) Pelargonium sidoides.
4) Cassia fistula + Senna alexandrina.
5) Ginkgo biloba.
6) Crataegus oxyacantha + Passiflora incarnata + Salix alba.
7) Silybum marianum.
8) Cassia angustifolia + Cassia fistula + Coriandrum sativum + Tamarindus indica.
9) Plantago ovata.
10) Harpagophytum procumbens.
Fonte: Close-Up International/Base: RM/Período: MAT 2022/12
Fitoterápicos: muito além do chazinho
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
1 comentário
Falta incluir as plantas/ervas amazônicas.