A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando espaço no varejo farmacêutico e, pouco a pouco, deve impactar significativamente as operações nesse segmento.
A otimização de processos administrativos e a melhoria no serviço de atendimento ao cliente são alguns dos destaques do que a IA pode fazer pelas farmácias que estão atentas ao futuro.
Acompanhe, a seguir, qual o conceito envolvido nesta solução e como aplicar na sua farmácia!
Inteligência Artificial Generativa: o que é? Como funciona?
A Inteligência Artificial Generativa (IA generativa) teve o seu ‘boom’ em 2022, sendo capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados existente. 1
Ou seja, ela tem a capacidade de entender perguntas e produzir respostas. A IA Generativa se destaca por seu potencial de negócio, capaz de impulsionar vendas, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade das empresas.1
De forma simples, esse tipo de Inteligência Artificial utiliza um banco de dados já existente para criar algo novo, como uma “nova poesia” (baseada em todos os “poemas” que ela possui no seu sistema). O maior exemplo disso é o Chat GPT.1
O que é o Chat GPT? Como utilizar?
Se utilizando de um banco de dados com todo o conteúdo disponível na internet, o Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) cria novas informações por meio de uma combinação desses dados e traz, em segundos, respostas prontas para as mais diversas perguntas.1
A ferramenta se tornou tão popular que, até o momento, o site já recebeu mais de 1,6 bilhão de visitas diárias. Os Estados Unidos lideram a lista de países com mais usuários, com 14,14% dos acessos.2
No Brasil, de acordo com uma pesquisa da empresa de marketing digital Semrush, os brasileiros foram responsáveis por 5,16% do tráfego global da IA generativa em janeiro de 2024. Nas Américas, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos — que lideram o acesso mundial.4
O ChatGPT é um braço da Inteligência Artificial e se apoia em milhares de exemplos de linguagem humana. Isso permite que a tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos usuários e possa responder às demandas de maneira mais precisa.2
A ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, que funciona como um laboratório de pesquisa em IA.2
O que a IA pode fazer pelas farmácias?
No varejo farmacêutico, as utilizações mais evidentes até agora são no atendimento a clientes, principalmente via chatbots, mas também no atendimento a estruturas internas da farmácia, para que se tirem dúvidas das pessoas na ponta com grupos de farmacêuticos e para que se organizem entregas.3
Outra possibilidade interessante é a leitura de receitas. A Inteligência Artificial consegue fazer isso bastante bem, inclusive quando as receitas são manuscritas.3
Com relação à experiência do consumidor, a IA permite uma melhoria e aceleração da experiência de compra, tanto online quanto presencial.3
No online, os chatbots contribuem para melhorar o atendimento e, na loja física, há um aumento no suporte e no apoio ao colaborador da farmácia.3
As inovações da IA no varejo farmacêutico
A IA pode ser aplicada ao varejo farmacêutico em duas frentes principais: atendimento ao cliente e gestão.
A Inteligência Artificial vem apresentando algumas inovações, principalmente nas áreas de atendimento ao cliente. Algumas soluções específicas via WhatsApp, inclusive com uso de voz no lugar de texto é uma delas, algo que humaniza o atendimento.3
Além disso, entre as tendências de uso de Inteligência Artificial nas farmácias, estão os agentes de IA. Ou seja, agentes definidos por áreas internas, como marketing e gestão de lojas; e departamentos que concentram macroprocessos.3
Nesses casos, será possível reduzir o trabalho braçal e até mesmo o uso de planilhas Excell, por exemplo.3
Impactos da IA no varejo farmacêutico
Entre os grandes impactos que a IA deve causar no varejo farmacêutico, estão o aumento da produtividade interna com a otimização de processos, redução de alguns custos e valorização de cargos estratégicos, além de melhorar a experiência de compra do cliente.3
Conclusão
Apesar de ainda haver muitas lacunas a serem preenchidas, a Inteligência Artificial Generativa, especialmente o ChatGPT, já é uma realidade nas operações dos mais diversos segmentos corporativos no País e nas farmácias isso não é diferente.
Atendimento ao cliente e processos internos são áreas sensíveis para farmácias e drogarias e que podem receber melhorias com o uso das ferramentas de Inteligência Artificial. Mas, para isso, é preciso determinar os agentes dentro de cada organização que irão conduzir esse processo.
Referências
1Salesforce Brasil.
- Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/ia-generativa/
- Acesso em: 15/07/2024.
2FIA Business School.
- Disponível em: https://fia.com.br/blog/chat-gpt/
- Acesso em: 15/07/204.
3Revista Guia da Farmácia.
- Disponível em: edição 380 – julho de 2024
- Acesso em: 23/07/2024
4TecnoBlog
- Disponível em: https://tecnoblog.net/noticias/brasil-e-o-quarto-pais-que-mais-acessa-o-chatgpt/
- Acesso em: 29/07/2024
Foto: Shutterstock
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