A MedLevensohn aposta na categoria de diabetes care com o lançamento do Smart, um dispositivo de monitoramento contínuo de glicose que elimina a necessidade de picadas no dedo e escaneamentos frequentes.
O aparelho, que pode ser fixado no braço ou abdômen, transmite dados via Bluetooth para um aplicativo de smartphone. A novidade foi destaque no estande da empresa no Conexão Farma 2025, evento realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), em São Paulo (SP), em março.
Em entrevista para o Guia da Farmácia, o diretor comercial da MedLevensohn, Fernando Marinheiro, contou que a marca investe na divulgação do Smart com ações junto a endocrinologistas, além de comunicação em mídia para o consumidor final. O lançamento complementa a linha de diabetes care da empresa, que oferece, há 20 anos, o glicosímetro On Call Plus.
Para o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster, dispositivos como o Smart representam o futuro de controle de glicose. Assim, a expectativa é que ocorra um aumento da demanda e redução dos preços, que atualmente ainda são elevados para o bolso do brasileiro. “Em dois anos, esse mercado deve multiplicar por cinco”, disse.
Testes rápidos como serviço
Durante o Conexão Farma, a companhia também destacou a linha de testes rápidos para diversas doenças – produtos com potencial de crescimento acompanhando a tendência das farmácias como hubs de saúde. “O teste rápido se tornou uma realidade. Grandes redes de farmácias são grandes compradoras desses produtos”, contou Szuster.
“As grandes redes saíram na frente com a regularização da RDC 786/2023. Elas já estavam preparadas e mais organizadas para se adaptar à assistência farmacêutica, mas percebemos também um movimento do varejo independente nesse sentido, até porque mais do que vender um produto, o teste rápido significa proporcionar um serviço para o cliente que vai comprar medicamentos na farmácia”, completa Marinheiro.
Como estratégia nesse cenário, a MedLevensohn está adequando os tamanhos das caixas de testes rápidos para as farmácias e vai inaugurar um centro de treinamento, no mês de abril, em São Paulo. O espaço contará com uma farmácia modelo de assistência farmacêutica para capacitar profissionais e otimizar a implementação de testes rápidos no varejo.
“O treinamento terá o objetivo de desenvolver tecnicamente como é a aplicação dos testes rápidos e também como é o negócio de testes para a farmácia, que precisa desenvolver um CRM e comunicação com o paciente, por exemplo”, afirmou Marinheiro.
Expansão da MedLevensohn
Além dessas iniciativas, a companhia dá continuidade à construção do Centro Integrado MedLevensohn, no Espírito Santo. Com uma área de 60 mil metros quadrados, o empreendimento contará um Centro de Distribuição e nove fábricas, incluindo uma unidade dedicada à produção de testes rápidos.
Segundo Szuster, a inauguração do complexo, que deve gerar cerca de 1.200 empregos na região, está prevista para abril de 2026.
Foto: Guia da Farmácia
Leia mais
Casos de diabetes tipo 1 aumentam em todo o mundo