A pesquisa de perdas divulgada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), no final de junho, trouxe uma boa notícia para os varejistas do setor farmacêutico.
As perdas estão reduzindo: caíram de 1,13% em 2022 para 0,90% no ano passado. “As empresas passaram a dedicar mais atenção à área de prevenção de perdas, o que consequentemente levam os resultados a aparecerem. Menos prejuízos significam mais lucro”, afirma com exclusividade para o Guia da Farmácia, Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami, empresa que atua com soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte.
A prevenção de perdas no varejo farmacêutico envolve estratégias, como controle de inventário, treinamento de funcionários e uso de tecnologia. O objetivo é evitar furtos, erros administrativos e danos aos produtos. “A falta de prevenção pode resultar em perdas financeiras, custos operacionais elevados, danos à reputação da loja, problemas legais devido a produtos vencidos e impactos na eficiência operacional”, alerta Santos.
De acordo com a pesquisa Abrappe, o varejo em geral registrou índice de 1,57% de perdas em 2023, especialmente oriundas de quebras operacionais (42,93%), furtos (31,66% – somados os externos, com 21,86%, e internos, com 9,80%) e erros de inventário (9,46%).
Principais tipos de perdas no varejo farma
Os principais tipos de perdas no varejo farmacêutico incluem:
- furto (roubo de produtos)
- vencimento (perda devido à expiração da validade)
- ruptura de estoque (falta de produtos em estoque)
- quebras operacionais (erros administrativos)
- deterioração (danos físicos aos produtos)
- fraudes (atividades enganosas)
“Cada tipo de perda impacta negativamente a eficiência operacional e financeira da loja, exigindo estratégias específicas de prevenção. E a tecnologia está pronta para auxiliar o varejista a reduzir suas perdas”, diz Santos.
Enfrentar desafios e atingir metas demanda estratégias eficientes. Para potencializar as vendas e reduzir perdas, é crucial, segundo Santos, investir em programas de fidelidade, otimizar o layout da loja, treinar a equipe, manter estoques eficientes, explorar o e-commerce, realizar campanhas promocionais inteligentes, gerenciar datas de validade e principalmente investir em tecnologia. “Essas práticas melhoram a experiência do cliente, impulsionam as vendas e fortalecem a operação no varejo farmacêutico”, diz.
As melhores tecnologias
As tecnologias, como sistemas de câmeras de vigilância inteligentes, análise de comportamento do cliente, monitoramento de PDVs, antenas e etiquetas antifurto, RFID e soluções de vídeo analítico, são essenciais para diminuir perdas. “Ao integrar essas tecnologias, o varejo farmacêutico pode otimizar operações, melhorar a segurança e reduzir perdas em áreas essenciais, contribuindo para uma gestão mais eficiente e lucrativa”, diz Santos.
Uma exposição estratégica aumenta a visibilidade, facilita compras impulsivas, destaca promoções e melhora a experiência do cliente, impulsionando as vendas. “Além disso, a proteção de itens de alto risco através de etiquetas antifurto pode prevenir furtos, otimizar o controle de estoque, facilitar o gerenciamento de produtos próximos ao vencimento e contribuir para a eficiência operacional, reduzindo as perdas associadas a erros administrativos”, revela Santos. Portanto, diz ele, a exposição cuidadosa de produtos não apenas impulsiona as vendas, mas contribui para a prevenção de perdas, resultando em uma gestão mais eficaz.
Produtos no ranking das perdas
Produtos frequentemente no ranking de perdas no setor farma, segundo o diretor da Sesami, incluem:
- medicamentos controlados
- cosméticos de alto valor
- produtos para emagrecimento
- dermocosméticos
- eletrônicos de saúde
“Esses itens chamam a atenção dos furtantes devido à demanda no mercado ilegal, fácil revenda, valor significativo e, em alguns casos, efeitos desejados (como no caso de medicamentos controlados)”, diz. “Por isso a conscientização sobre esses riscos e a implementação de medidas de segurança são essenciais para a prevenção de perdas. Menos perdas, mais lucratividade no negócio”, completa.
Fonte: Sesami
Foto: Shutterstock
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