A Zenvia, empresa que desenvolve soluções de software para acompanhar a jornada do consumidor, anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade para pagamentos via WhatsApp durante o Conexão Farma 2025, evento realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), em março, em São Paulo (SP).
Com a solução, desenvolvida em parceria com a Stone, a farmácia pode criar links de pagamento atrelando o produto e as informações do consumidor diretamente na conversa do WhatsApp, proporcionando uma experiência mais fluida e com mais conveniência, como explicou o Vice-Presidente de Negócios da Zenvia, Gilsinei Hansen (foto), para a reportagem do Guia da Farmácia, durante o evento.
“A solução desenvolvida pela Zenvia e Stone busca trazer praticidade para o consumidor que, cada vez mais, valoriza uma experiência sem fricção. Sem a necessidade de apps, com uma experiência fluida e segura, o pagamento por WhatsApp ajuda reduzir a desistência e aumenta conversão das farmácias. O processo de ativação da solução é bem simples e rápido. Com apenas alguns cliques, os clientes conseguem habilitar a solução”, completou o Sales Director na Stone Pagamentos, João Barcellos.
Segundo ele, no Zenvia Customer Cloud, o varejista insere as credenciais Stone configurando os meios de pagamento e parâmetros como parcelamento, validade do link do pagamento, entre outros. “A partir desse momento, já é possível fazer a criação de links de pagamento com cartão e boleto, além do PIX copia e cola e QR Code diretamente do painel de vendas, atrelando o produto e as informações do consumidor na conversa. Com essa solução, empresas simplificam pagamentos e melhoram a experiência do cliente”, disse Barcellos.
No mercado desde 2003, a Zenvia tem expertise no desenvolvimento de soluções digitais de atendimento, principalmente pelo WhatsApp, para vários segmentos do varejo. Agora, incorpora também a jornada de venda e pagamento. Em sua primeira participação com estande no Conexão Farma, planeja fortalecer a sinergia com o varejo farmacêutico, setor em que vem crescendo.
Canal dominante
Segundo Hansen, atualmente, a experiência de compra no WhatsApp com pagamento integrado representa uma facilidade tanto para o consumidor como para a farmácia. “Uma pesquisa apresentada pela Meta, em janeiro deste ano, mostrou que 91% dos brasileiros preferem falar com um negócio por WhatsApp do que por telefone ou e-mail. Ou seja, o consumidor escolheu este canal!”.
O executivo afirma que, no Brasil, a cada 100 celulares, 98 têm o WhatsApp instalado – o que torna o País um dos maiores usuários do app no mundo. “Do ponto de vista de volume, só perde para a Índia. Mas de intensidade do uso, nós somos campeões. E um dos motivos é que, no nosso País, as operadoras não cobram o pacote de dados no celular para o WhatsApp; é gratuito. Em outros países, como o México, por exemplo, o pacote de dados é caro e o WhatsApp não é grátis”.
Embora o televendas ainda seja relevante no atendimento das farmácias, a experiência pelo WhatsApp tem revelado potencial, inclusive para conseguir atender a um maior volume de clientes. “A inteligência artificial faz com que a conversa com o cliente seja o mais natural possível, como se fosse com um ser humano. Além disso, as bases de conhecimento sobre medicamentos, por exemplo, são abertas hoje em dia e podem enriquecer o conversacional no aplicativo”, comentou o executivo.
A Zenvia também acompanha as tendências de crescimento do setor, entre elas, o papel da farmácia como hubs de saúde. “Um dos pontos mais importantes no hub de saúde é permitir ao consumidor fazer agendamento da consulta, de aplicação de vacina. Tudo isso a gente consegue entregar dentro de uma experiência num canal digital, como o WhatsApp, que é dominante atualmente”.
Para Hansen, o hub de saúde é chave para garantir frequência e tráfego para a farmácia. “As previsões mostravam que a loja física ia acabar, mas não acabou. Porém, é preciso agregar serviços. Lojas de departamentos colocam restaurante dentro; as de moda, fazem customização; e a farmácia faz hub de saúde para trazer o consumidor. O varejo farmacêutico precisa do giro e o hub de saúde é uma saída. É importante ter isso em mente e não ‘brigar’ com o digital, que pode ser um aliado”, afirmou.
Foto: Guia da Farmácia
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