
A presença da Olina na região Sul do Brasil, composta pelos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é de 98%, pondo a marca na liderança da categoria de digestivos fitoterápicos. Construindo esse posicionamento de mercado há mais de 100 anos, Olina Lab é uma das mais tradicionais empresas farmacêuticas do país.
Em 2022, a empresa decide, estrategicamente, intensificar a expansão que já vem acontecendo no Sul para o Sudeste e o alvo prioritário é o estado de Minas Gerais.
A campanha em Minas Gerais
Com território de 586.513,993 km² (IBGE, 2020), Minas Gerais é o 2º estado mais populoso do país, com 10,6% do total da população brasileira e com mais de 9 mil farmácias espalhadas desde a região de fronteira com São Paulo e Rio de Janeiro até o Oeste do estado, perto de Goiás e Brasília.
Para iniciar a campanha de expansão, Olina conta com a Oriente Farma, distribuidora de medicamentos líder de mercado em Minas Gerais, atendendo os 854 municípios do estado, e sendo uma das 10 maiores da categoria no Brasil.
Olina está também na Drogaria Araújo, a maior empresa do setor em Minas e a quinta maior rede de drogarias do país.
Além dessas parcerias, Olina investiu pesado nas mídias digitais e eletrônica nos últimos 3 meses.
Para alcançar um público mais abrangente, foi feita a campanha televisiva veiculada RecordTV Minas, emissora com maior crescimento no estado, alcançando um público estimado de mais 375 mil pessoas nas regiões Belo Horizonte, Uberlândia, Varginha e Governador Valadares.
E para alcançar um público mais específico, os anúncios de mídia online foram direcionados aos lojistas farmacêuticos, alçando mais de 1 milhão de pessoas nas plataformas Facebook e Instagram.
Potencial do Sudeste
O Sudeste brasileiro é formado pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. É a região mais rica do país, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) e 42,6% das farmácias e drogarias do Brasil, sendo a região que concentra a maioria desses estabelecimentos.
Nesse contexto, Olina chega para disputar market share com outras marcas nacionais e regionais.
Autossuficiência Energética e Responsabilidade Ambiental
Com a ampliação do mercado no Sudeste a produção do Laboratório Wesp, localizado em Canoas/RS, deverá aumentar. Contudo, a empresa está preparada, pois tem autossuficiência energética com responsabilidade ambiental.
A Olina utiliza placas solares que funcionam com 476 módulos de 270 W cada e 200 módulos de 425 W cada, resultando em 213,52 kWp de potência. Em outras palavras, esses painéis fotovoltaicos geram uma média mensal de 21.500 kWh, o suficiente para atender o equivalente a 70 residências e o necessário para suprir o laboratório do medicamento.
Esse sistema, além de reduzir 6.700 Ton de CO2 na atmosfera, que seriam lançados pela ativação das usinas termelétricas, irá gerar uma economia de R$ 12.500.000,00 em 25 anos.
O medicamento
Olina é um digestivo fitoterápico referência com eficácia comprovada no alívio dos sintomas da má digestão causada por excessos alimentares, com clientes fiéis há 106 anos.
Fonte e Foto: Olina Lab.
