A indústria brasileira Higiene pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) segue com forte tendência de crescimento na exportação.
No período de janeiro a julho de 2022, as exportações chegaram ao valor de US$ 445,3 milhões, um crescimento de 14,0% em relação ao mesmo período de 2021 (US$ 391,1 milhões).
A corrente de comércio no mesmo período alcançou, então, a cifra de US$ 854,8 milhões, representando aumento de 5,1%, sobre o mesmo intervalo de 2021, quando totalizou US$ 813,1 milhões.
A saber, os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Importações
O saldo comercial deste período foi superavitário em US$ 35,8 milhões, revertendo, então, o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ -30,8 milhões).
As importações somaram US$ 409,5 milhões, redução de 3,0% em comparação ao período de janeiro a julho do ano anterior (US$ 422,0 milhões).
No mês de julho, as exportações alcançaram o US$ 64,1 milhões, um aumento de 9,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior que resultou em US$ 58,4 milhões.
Já as importações totalizaram US$ 60,6 milhões, apresentando, então, um aumento de 9,4% em comparação a julho de 2021 (US$ 55,4 milhões).
A acorrente de comércio em julho de 2022 atingiu US$ 124,7 milhões, aumento de 9,6% na comparação com o mesmo mês em 2021, quando fechou em US$ 113,8 milhões.
As principais categorias exportadas em julho foram os produtos para cabelos, com US$ 16,0 milhões, seguidos de sabonetes, com US$ 8,8 milhões, e produtos de higiene oral, com um total exportado de US$ 7,2 milhões.
Já nas importações, o item fragrâncias US$ 14,6 milhões manteve a liderança no mês, seguido, então, dos cremes para pele, protetores e bronzeadores, que somaram US$ 13,0 milhões. Higiene oral é a terceira categoria mais importada, com um total de US$ 5,7 milhões.
Ainda de acordo com a entidade, na comparação com a balança comercial de anos anteriores, em relação ao período de janeiro a julho, este é o melhor resultado desde 2014, especialmente para as exportações.
O resultado que se repete quando avaliadas as performances para meses de julho nessa mesma série histórica.
Destaques
Também de acordo com a Abihpec, em 2022, por exemplo, a indústria da beleza aumentou 6,5% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2021.
Destacam-se, portanto, os segmentos de perfumaria, com alta de 8,9%, cosméticos (3,6%) e higiene pessoal (3,5%).
Em agosto, com o Dia dos Pais, essa procura aumenta, e de acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os perfumes ficaram na segunda posição na lista de presentes, atrás, apenas, das roupas.
Já segundo a GQ Brasil, com dados do Google, a busca por perfumes masculinos cresceu 3.900% na época da Black Friday 2021.
No levantamento do Beauty Plan 2022, os consumidores estão mais abertos a procurarem marcas mais acessíveis para economizar: 59% demonstraram disposição para fazer, então, a troca de produtos.
No entanto, em contrapartida, houve um aumento na expectativa do gasto mensal por pessoa em relação a 2021. Neste ano, o investimento deve ser em torno de R$ 51 a R$ 200 para mais de 60% da amostra.
Locais favoritos das compras
O levantamento também aponta que, os locais favoritos para compras, no caso dos homens, são as farmácias lojas físicas (67%), seguido pelos sites especializados em produtos e cosméticos (54%).
Na terceira posição ficam os supermercados (53%). Em quarto lugar, aparecem as lojas físicas especializadas (32%).
Fonte: Monitor Mercantil
Foto: Shutterstock