HPC

Exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos crescem 16.4% em 2021

Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os, produtos de higiene oral, produtos para cabelos e os sabonetes

No mês de setembro de 2021, a balança comercial da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) apresentou superávit no valor de US﹩ 8.0 milhões, revertendo, então, o saldo da balança comercial em relação ao mês de setembro de 2020, que foi deficitário em US﹩ 1.7 milhão.

As exportações do setor alcançaram o valor de US﹩ 65.3 milhões, o que representou, portanto, um aumento de 22,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior (US﹩ 57.3 milhões).

Exportações de HPC

Entre os produtos mais exportados em setembro, aparecem com destaque os, produtos de higiene oral (US﹩ 7.7 milhões), produtos para cabelos (US﹩ 17.0 milhões) e os sabonetes (US﹩ 12.3 milhões), com altas de, respectivamente, 73,2%, 41.2%, e 10,8% e em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Dessa maneira, já no acumulado de janeiro a setembro desse ano, o Setor de HPPC exportou US﹩ 517.2 milhões, registrando crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2020 (US﹩ 444.3 milhões).
No entanto, mesmo com o crescimento das exportações, a balança comercial para o setor segue deficitária em US﹩ 14.4 milhões
Revertendo, dessa maneira, o saldo superavitário registrado no mesmo período de 2020 (US﹩ 2.5 milhões).

Importações

No período de janeiro a setembro de 2021, o setor de HPPC teve, portanto, um aumento de 20,3% nas suas importações em relação ao mesmo período do ano anterior, somando cerca de US﹩ 531.6 milhões.

Fragrâncias foi o segmento de produtos que mais importou no período, registrando aumento de 85% em relação a 2020.

Só no mês de setembro as importações de fragrâncias totalizaram (US﹩ 12.2 milhões).

Quando comparados, todavia, apenas os meses de setembro de 2020 e 2021, o aumento foi de 53%.

Entre os produtos mais importados em setembro de 2021, depois do segmento de fragrâncias, estão:

Cremes para Pele, protetores e bronzeadores (US﹩ 8.8 milhões) e produtos de Higiene oral (US﹩ 6.8 milhões).

Os resultados apurados demonstram os impactos da desvalorização do real frente ao dólar.

No entanto, também, os esforços da indústria nacional de HPPC para manter-se, então, competitiva e atraente para os mercados internacionais.

Projeto Beautycare Brazil

Empresas do Beautycare Brazil registram crescimento das exportações de janeiro a setembro de 2021
As empresas participantes do Beautycare Brazil (Projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de HPPC), criado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil), registraram US﹩151,91 milhões em exportações de janeiro a setembro de 2021, uma alta de 38% em relação ao mesmo período em 2020, que já acumulava um aumento de 18% no comparativo com 2019.
Asaber, o Projeto Setorial Beautycare Brazil reúne 102 empresas participantes que exportaram cerca de 161 produtos destinados a 120 países. Entre eles estão: produtos acabados; ingredientes; embalagens; serviços de pesquisa clínica e laboratorial e acessórios (cartelas de coloração, equipamentos para salões e spas, mobiliário para salões e spas, soluções para amostragem de produtos de beleza, terceirização de fabricação HPPC).
Fonte: Abihpec
Foto: Shutterstock
Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário