Fábrica da Boehringer Ingelheim em Itapecerica da Serra completa 45 anos

A instalação é responsável pela fabricação, embalagem e distribuição de medicamentos para todo o território nacional e com destino à exportação

 Localizada em Itapecerica da Serra, SP, a unidade  da Boehringer Ingelheim é responsável pela produção, embalagem, armazenamento e distribuição de medicamentos que abastecem o mercado nacional e internacional.

A fábrica, que foi inaugurada em 1976, está caminhando para trabalhar com energia 100% sustentável até o final do ano de 2022, dentro do plano da Boehringer Ingelheim para neutralizar a produção de CO² em todo o mundo até 2030.

São cerca de 20 famílias de produtos com 80 diferentes SKUs (stock keeping units) para saúde humana fabricados no local, entre líquidos – como xaropes e gotas – e sólidos – comprimidos, cápsulas e drágeas.
Nos últimos 5 anos, a unidade de Itapecerica da Serra investiu mais de R$ 80 milhões em atualização tecnológica dos processos e instalações da fábrica, qualificação dos colaboradores para atender aos padrões internacionais e, consequentemente, aumentar o volume das exportações.
Além disso, a instalação também é parceira de negócios de outras empresas farmacêuticas, atendendo na produção total ou parcial produtos, com diferenciais de alta competitividade, eficiência e qualidade na fabricação.
Nos últimos 25 anos, a planta produziu 2,1 bilhões de produtos para diversas doenças muito frequentes, como hipertensão arterial e asma, um exemplo do alto impacto na área da saúde do País.

Detalhes da fábrica

O complexo ocupa 29.244 m² de área construída em um terreno com 210 mil m² de extensão e conta com cerca de 350 colaboradores nas áreas de produção, almoxarifado, laboratórios, administração e suporte.

A fábrica possui certificações de Boas Práticas de Fabricação, fornecidas por agências regulatórias brasileiras e internacionais, possibilitando a produção de medicamentos para serem vendidos no Mercosul, Pacto Andino e Europa.

Com a pandemia de Covid-19 houve a necessidade de adaptação da fábrica ao novo cenário.
Com o objetivo de garantir o bem-estar e a proteção dos colaboradores e suas famílias.
E, ao mesmo tempo, manter o acesso dos pacientes às medicações que fazem a diferença em sua saúde.
Foram, então, adotadas medidas de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas nos escritórios, no refeitório e nos ônibus fretados,.
Além de também ajustes nos horários de entrada e na saída dos funcionários, distribuição adicional de EPIs.
E álcool em gel, entre outras medidas preventivas divulgadas de forma frequente por meio de campanhas de educação e treinamentos realizados pelo time de Saúde Ocupacional.

Desafio

Uma novidade foi a produção de mais de 100 mil unidades de formulações de álcool etílico que foram doadas para hospitais públicos no Estado de São Paulo e para Secretarias Estaduais de Saúde durante o ano de 2020.
Trata-se, portanto, de algo que nunca tinha sido produzido na fábrica, mas as equipes se desafiaram para concretizar esta inciativa rapidamente, com o objetivo de suprir a demanda por um dos produtos mais importantes naquele momento da pandemia.

Diversidade na fábrica da Boehringer Ingelheim

A planta de Itapecerica da Serra se alinha com pilares da visão de futuro da Boehringer Ingelheim para seus colaboradores.
Políticas de diversidade e inclusão, vêm ganhando ainda mais força e espaço.
O que se reflete em certificações como o Top Employers, que reconhece as boas práticas da companhia.
Além disso, a fábrica também caminha para um futuro ainda mais sustentável no que diz respeito ao meio ambiente e à sociedade.
Foto: Doismaisfarma.com.br

1 comentário

Deixe um comentário