A Farma Conde teve um desempenho positivo em 2024 com o avanço de seu programa de licenciamento. A rede farmacêutica mais que triplicou o número de farmácias que aderiram a esse modelo de negócios, consolidando sua expansão e gerando mais de 3 mil empregos diretos no país.
A integração das lojas ao ecossistema de franquias foi fundamental para que a Farma Conde superasse a meta de 500 unidades, distribuídas principalmente pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Impulsionados pelo forte desempenho e pelo potencial de crescimento da marca, projetamos adicionar mais 250 unidades licenciadas até o final deste ano”, revela Éder Luz, head de operações e expansão de franquias da rede.
“O empresário que entra para a rede Farma Conde se beneficia de um portfólio exclusivo de produtos, estratégias de marketing eficientes e melhores condições de negociação, o que garante um diferencial competitivo”, afirma Manoel Conde Neto, presidente executivo da marca.
Outro diferencial da empresa é o seu laboratório, que desenvolve mais de 300 produtos de marca própria e proporciona aos seus licenciados maior rentabilidade.
Estudo de viabilidade
De acordo com a empresa, a adesão ao licenciamento da Farma Conde passa por um estudo de viabilidade, que inclui análises de geolocalização, com ferramentas tecnológicas baseadas em IA, e um estudo detalhado sobre o público-alvo e os pontos comerciais em potencial.
A equipe de expansão da rede também realiza visitas presenciais para avaliar o fluxo de pedestres, a incidência solar e outros detalhes que ajudam a escolher o melhor ponto comercial para as novas unidades.
Empresário acelera expansão
O empresário Renan Oliveira, que já atuava no setor farmacêutico há 15 anos, é um exemplo do sucesso dessa estratégia. Em seis meses, ele converteu três farmácias para a bandeira Farma Conde em Iguape e abriu uma unidade na Ilha Comprida, em São Paulo.
O reposicionamento da marca gerou aumento de 15% nas vendas, além de um share de 50% em genéricos na região e 5% do faturamento proveniente de produtos de marca própria. Oliveira projeta abrir mais duas lojas até o final do ano, com um crescimento de 30% nas unidades já em operação.
“Nosso objetivo não é simplesmente expandir a marca, mas fomentar o sucesso dos licenciados. Mais de 70% dos nossos licenciados gerenciam pelo menos duas lojas”, afirma Giovana Conde, vice-presidente de Marketing da Farma Conde.
Fonte e foto: Farma Conde