Farmacêutico: o profissional indispensável para o bem-estar da sociedade

No Dia do Farmacêutico, a Prati-Donaduzzi conta a trajetória profissional de um dos funcionários, André Bertocco

Ser farmacêutico vai muito além dos balcões das drogarias.

O seu grande diferencial está na multidisciplinaridade, em que, desde cedo, na faculdade, o estudante já aprende Química, Biologia, Física, Legislação e tantas outras disciplinas.

O que permite, assim, ao especialista, estar à frente no laboratório, no ensino e na pesquisa.

Pensando em homenagear um dos profissionais mais importantes para a saúde, o dia 20 de janeiro é dedicado a eles, que com atenção e responsabilidade contribuem para o bem-estar de tantas pessoas.

De acordo com o farmacêutico que atua na Prati-Donaduzzi, André Bertocco, o especialista é um profissional indispensável para a saúde.

“Independentemente de suas atividades por mais distintas que elas possam ser, o objetivo final de todos nós é a saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta.

Para ele, o papel do profissional dentro da indústria é prezar pela alta qualidade daquilo que faz, entregando um produto final de alto nível, que traduz, por exemplo, dedicação em cuidados com cada paciente. 

Plano de Carreira

A Prati-Donaduzzi oferece oportunidades para farmacêuticos em diversas áreas de atuação, inclusive profissionais em início de carreira.

Assim foi com Bertocco, que hoje é analista sênior na área de Microbiologia, e participou de dois programas diferentes.

No início, o Estágio de Férias lhe permitiu, poranto, ter o primeiro contato com todas as áreas da empresa e entendimento do fluxo macro de medicamentos.

O segundo, o Estágio Obrigatório, realizado dentro do laboratório de Controle de Qualidade com foco em Microbiologia, setor em que foi possível expandir e decolar a sua carreira.

“Logo após o estágio, fui efetivado como colaborador dentro da Microbiologia, realizando apenas análises referentes ao controle de qualidade. Na sequência, fui destacado para a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Microbiológico”, ressalta o farmacêutico.

Microbiologia em detalhes

O foco da Microbiologia está voltado para melhoria e otimização técnica do laboratório e condução de investigações.

Portanto, é um setor ímpar dentro da indústria e um diferencial da área do farmacêutico.

Assim, profissional pode explorar diversas áreas:

Controle de qualidade, e não apenas de medicamentos e insumos, desenvolvimento de métodos analíticos, correlação entre os componentes de determinada formulação e o tipo de micro-organismo que pode ou não ser recuperado dali, entre outras.

 Valorização profissional

A pandemia imposta pela Covid-19 trouxe um novo olhar para o momento em que vivemos.

E assim, reforça a importância da atuação dos profissionais de saúde, entre eles, o farmacêutico.

O profissional tem atuado para levar informações a quem os procura nos balcões de farmácias, nos hospitais, laboratórios, unidades de saúde, entre outros.

Fonte: Prati-Donaduzzi

Foto: Jessica-Dona / Prati-Donaduzzi

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário