Farmacêuticos que atuam clinicamente em unidade de terapia intensiva (UTI) vivem desafios diários na sua rotina pela recuperação de pacientes graves. Conhecer experiências de outros profissionais que atuam na área é uma forma de tornar mais assertivas as condutas adotadas.
Com esse espírito, de compartilhar suas experiências e ajudar quem também atua na área, os farmacêuticos Thassila Pitanga, presidente da Comissão de Ciência e Inovação do Conselho Regional Federal da Bahia (CRF-BA), 1º Ten João Victor Laureano, do Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA), Amanda arruda (Marinha) e Flávia Leite (Indústria Farmacêutica) lançaram o livro “Yellowbook Farmácia Clínica em UTI”, pela editora Sanar.
O livro permite o acesso a informações de consulta rápida sobre farmacoterapia aplicada nas principais especialidades médicas e pretende auxiliar o farmacêutico clínico na tomada de decisão no contexto da terapia intensiva.
Nele os profissionais terão acesso aos princípios gerais da farmácia clínica, regulamentação, anamnese, apoio para entender conceitos importantes e estratégicos sobre reconciliação medicamentosa, análise de prescrição medicamentosa, infusão contínua e FAST HUG MAIDENS, além dos fluxos e condutas nas diferentes áreas.
A farmacêutica Thassila Pitanga conta que a participação de profissionais que atuam na prática clínica de diversas instituições de saúde contribuiu, portanto, para a construção de um livro que realmente trouxesse informações valiosas para o farmacêutico que está à beira do leito.
Ela destaca, também, que o livro não é voltado apenas para a teoria e sim para aplicação na prática, permitindo, dessa maneira, ao farmacêutico acesso a informações valiosas que realmente tragam impacto em suas atividades clínicas diárias, algo inédito na literatura até o momentos.
Fonte: CFF
Foto: Divulgação / editora Sanar