A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) promoverá nos dias 12, 13 e 14 de março de 2024, o Conexão Farma, evento que chega em sua 18ª edição.
A edição de 2024 terá um número maior de expositores, mais de 160, entre eles, as maiores indústrias farmacêuticas, além de diversas empresas de serviços para o varejo farmacêutico, software houses, contabilidade, consultorias, treinamento, empresas de mobiliário e empresas de aparelhos e Higiene e Beleza (H&B). Será em um espaço ainda maior, passando de uma área de 19 mil m2 para 34 mil m2; a quantidade de palestras também ganhou um aporte, serão 44 nas quatro arenas, mais as três que acontecem na grande plenária, com Edu Lyra, Iza Camargo e Edison Tamascia. E, a expectativa de público é de 25 mil visitantes nos três dias de evento.
O projeto, idealizado pela Abradilan, em parceria com o Guia da Farmácia, visa demostrar o futuro do canal farma, apresentando novas tecnologias aplicadas ao setor e novas formas de prestação de serviços.
O presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal, diz que na edição passada a Farmácia do Futuro foi um sucesso absoluto. Trata-se de uma experiência para o visitante que terá a oportunidade de conhecer ativações com a possibilidade de aplicação imediata em sua farmácia e outras que ainda estão sendo testadas nos varejos, mas que em algum momento farão parte da realidade operacional de muitos estabelecimentos brasileiros. “O interessante é que teremos muito conteúdo sobre essas ativações, que são, em sua maioria, tecnológicas, mas que também favorecem o atendimento humanizado”, diz.
O CEO da Contento Comunicação (empresa que produz o Guia da Farmácia), lembra que a transformação digital se tornou ainda mais latente por conta da pandemia, que exigiu mais compras on-line. “Esse cenário também trouxe reflexos no canal farma, que precisou colocar em prática os conceitos da omnicanalidade, exigindo que as lojas ofereçam as mais diversas soluções de compras para atender as novas demandas de consumo. Portanto, lojas que não se adaptarem a esse novo cenário estão mais suscetíveis a perderem mercado.”
Nesse sentido, a Farmácia do Futuro aponta os novos rumos do canal, que visa trazer uma experiência de compras sem atritos e capaz de atender o consumidor onde, quando e na hora que ele quiser. “A automação aplicada aos negócios é um investimento para que as lojas tenham a oportunidade de encantar o consumidor, seja pela rapidez e assertividade no atendimento, seja pela atratividade das gôndolas ou pela possibilidade de ter uma solução completa em um único local”, comenta o executivo.
Novidades da Farmácia do Futuro para 2024
A cada ano do Conexão Farma, a Farmácia do Futuro será aprimorada, trazendo novas experiências, tecnologias e serviços ao consumidor, fazendo com que os gestores do canal, sejam redes ou farmácias independentes, possam ficar por dentro do que existe de mais novo no varejo farmacêutico.
Neste ano, o espaço será ainda maior e em uma área central dentro do evento, atraindo os olhares de todos os visitantes.
Entre as novidades está a presença do iFood, com a comunicação visual do projeto sob a responsabilidade da LedWave, empresa especialista em painéis de LED, que mostrará novas maneiras de encantar o consumidor no ponto de venda (PDV), com tecnologias atrativas e capazes de personalização para trazer informações capazes de agregar valor na hora da compra.
Os visitantes poderão ter contato com outras soluções que já fizeram parte do projeto de 2023, que continuam sendo aprimoradas para a melhorar a experiência dos clientes. Entre elas, a Laurenti, empresa especializada em soluções inteligentes e que fornecerá totens e selfcheckouts; o Qual Remédio?, app desenvolvido pela Contento Comunicação e que permite a busca de medicamentos baseada em sintomas; a Seal, empresa de mercado de computação móvel e captura automática de dados, que trará etiquetas QR Code capazes de agilizar e trazer informação ao ambiente de compras; e a Annie Robô, desenvolvida pela Activa ID, e que se consolida como a primeira robô humanoide do Brasil capaz de otimizar a jornada de compras e que dará boas-vindas aos visitantes.
Já as farmácias que querem aderir a prestação de serviços clínicos contarão com a assistência da Clinicarx, heathtech controlada pela Interplayers e que atua na interface entre os cuidados em saúde e o mercado farmacêutico. Além da apresentação na arena Varejo em Foco, a Clinicarx terá espaço na Farmácia do Futuro para mostrar como as farmácias podem aderir na era de prestação de serviços.
Como desenvolvedores de sistemas que podem aprimorar a gestão das lojas está a Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo e que será responsável pela integração das tecnologias apresentadas no projeto.
Outros parceiros confirmados e que completam o espaço são a Cheiro Bom, que apresentará propostas de aromatização por ventilação nas áreas de beleza e conveniência; a SmartMatch, com vending machines personalizadas para o canal; e a Alice Wonders, especialista em experiências digitais no varejo e que exibirá soluções para pontas de gôndola.
Outro grande parceiro deste projeto é a Montafarma, empresa pioneira no segmento de fabricação e montagem de mobiliário de farmácias. A companhia executou todo o layout do projeto que, nesta edição, mostra novas oportunidades para rentabilizar a farmácia e aprimorar a experiência do consumidor em toda a jornada.
Para finalizar, contaremos com o apoio da Publifarma, também presente na Arena Varejo em Foco e que apoiará nas ações de marketing e comunicação inclusiva para o setor.
Fonte e Foto: Abradilan