
Fundamental para ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais no Brasil, o Programa Farmácia Popular subsidia ou oferece, gratuitamente, remédios para doenças crônicas e comuns, como hipertensão e diabetes. Dessa forma, contribui para a promoção da saúde pública e a redução das desigualdades no acesso a tratamentos.
Diante dessa relevância o Outlook 2025, evento realizado pelo Close-Up International, em outubro, em São Paulo(SP), fez um recorte específico sobre esse tema, mostrando avanços e novas tendências.
“Nos últimos 5 anos, Farmácia Popular aumentou, em média, 20% do orçamento governamental e a expansão de tratamentos também é notável. Mais de 31 mil farmácias fazem parte do programa, cobrindo cerca de 86% das cidades e 97% da população do Brasil”, disse Christian Becker, General Manager Brasil no Close-Up International.
Segundo o Close-Up, o crescimento de Farmácia Popular atingiu 31,8% em valor, e 9% em volume entre o MAT 08/24 e o MAT 08/25, considerando moléculas e produtos inclusos no programa em PDVs licenciados.
Na análise que considera a Abrafarma (ou seja, as grandes redes), o crescimento é mais expressivo, tanto em valor (38,4%) quanto em unidades (14,1%).
O programa tem uma relevância maior em estabelecimentos com perfil mais popular. No entanto, os dados apontam também uma oportunidade de negócio para outros clusters.

“Um estudo feito pelo nosso time de varejo mostra que a penetração da Farmácia Popular está sendo cada vez mais relevante em grandes redes e em farmácias que tem o perfil premium ou super premium”, disse Becker.
Foto: Shutterstock
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