Farmácias Abrafarma superam 1 milhão de testes da Covid-19

De acordo com a Abrafarma, o número de testes da Covid-19 é maior do que a população de 15 capitais brasileiras

Apenas seis meses foram necessários para que as farmácias brasileiras ultrapassassem a marca de 1 milhão de testes rápidos da Covid-19. O número é superior ao da população de 15 capitais brasileiras, de acordo com os mais novos indicadores da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Os dados referem-se, portanto, ao período de 28 de abril a 1º de novembro, totalizando 188 dias. Nesse período, 2.162 estabelecimentos registraram 1.039.294 testagens, o que equivale a uma média de 5.528 atendimentos diários.

As farmácias ganharam relevância como centros de assistência à saúde nessa pandemia, com testes laboratoriais confiáveis, atendimento seguro e especializado aos pacientes. Além disso, elas contribuíram para auxiliar as autoridades públicas na identificação de novos casos e no trabalho de controle da Covid-19”, avalia Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Do total de testes, 148.437 deram positivo (14,28%) e 890.857 (85,72%) foram negativos.

Testes da Covid-19 feita pela Abrafarma

Ao todo, 14 estados brasileiros registram um percentual de casos confirmados acima da média nacional.

A lista reúne cinco estados da Região Norte (Amazonas, Amapá, Acre, Pará e Rondônia), seis do Nordeste (Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte), dois do sudeste (Rio de Janeiro e Minas Gerais), bem como um do Sul (Paraná). Apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam índices abaixo de 10%.

Além disso, o levantamento ainda revela uma curva ascendente na quantidade total de testes nas duas últimas semanas.

Na semana de 26 de outubro a 1º de novembro, esse número cresceu 85,07% em comparação aos sete dias anteriores. Isso ocorre exatamente dois meses depois do último pico, quando o crescimento havia sido de 86,07%.

A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Fonte: Abrafarma

Foto: Divulgação

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário