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Farmácias aumentam em mais de oito vezes o número de serviços clínicos

Teste de detecção da Covid-19 foi um dos responsáveis pelo número recorde de atendimentos

Farmácias e drogarias de todo o Brasil realizaram mais de 6,7 milhões de atendimentos clínicos até o mês de setembro deste ano, de acordo com dados da Clinicarx.

O número já é mais de oito vezes superior ao do mesmo período do ano passado.

Os dados levam, certamente, em conta os cerca de 5 mil estabelecimentos farmacêuticos.

E também  pontos de saúde atendidos pela empresa, distribuídos, então, por mais de 800 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre os serviços mais realizados neste ano 

  • Exames e testes rápidos, que somaram mais de 5 milhões de procedimentos.
  • Aplicação de injeção, com cerca de 274 mil
  • Avaliação de pressão arterial e hipertensão, em torno de 306 mil análises efetivadas.

Os exames de detecção da Covid-19 predominaram em relação ao total de atendimentos, com mais de 4,4 milhões de testes de antígeno e 660 mil de anticorpos.

Além desses, outros serviços como o de vacinação somaram cerca de 84 mil atendimentos, portanto, concluídos.

“O varejo farmacêutico consolidou-se na pandemia como um autêntico hub de atenção primária em saúde. As farmácias, de fato, representam o primeiro ponto de contato dos pacientes e um canal essencial para desafogar o atendimento em hospitais e prontos-socorros”, destaca o CEO da Clinicarx, Cassyano Correr.

Serviços clínicos já realizados nas farmácias

Então, diariamente, estabelecimentos farmacêuticos brasileiros realizam procedimentos como:

  • Check-ups de saúde.
  • Vacinas como por exemplo, a da hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza
  • Acompanhamento de pacientes crônicos.
  • E testes laboratoriais rápidos, como Beta-HCG, hemoglobina glicada, PSA, dengue, hepatite C, HIV, sífilis.

Tendo em vista a redução gradual da procura por testes de Covid-19, a expectativa é que a população possa contar com todo rol de serviços disponíveis nas farmácias.

A Clinicarx mantém uma lista de estabelecimentos que realizam esses atendimentos, com possibilidade de agendamento.

Com a Clinicarx, os pontos de saúde passam a contar com tecnologia de ponta para esses atendimentos.

Gerando, então,um prontuário eletrônico com orientações, cadastro e registro do histórico de cada paciente e acesso automático à avaliação de resultados.

Fonte: Clinicarx

Foto: Shutterstock

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