Farmácias avançam com exames laboratoriais

Diversas lojas já oferecem análise de perfil lipídico, HIV, dengue, zika e outros

Com o processo de transição e o crescimento de farmácias clínicas – lojas que não somente vendem medicamentos, como também acompanham a saúde do paciente –, agora os consumidores podem realizar exames laboratoriais próximos de sua casa.

A novidade tem se espalhado por farmácias de todo o País e uma das empresas parceiras é a Hilab, desenvolvedora deste serviço e que associa Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial para acelerar a entrega de resultados laboratoriais, com o objetivo de proporcionar mais facilidade e comodidade ao usuário. O serviço utiliza apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo e emite os laudos, já com a validação de uma equipe de biomédicos, em aproximadamente 10 minutos.

Para CEO da Hi Technologies, Marcus Figueredo,  a modernização ocorre em todos os segmentos e chegou a hora do setor da saúde dar passos. Para ele, serviços como esses não somente ajudam a melhorar o atendimento para àqueles que já têm acesso, como também possibilitam serviços laboratoriais de qualidade para os menos favorecidos. “Mais do que mudar a experiência do usuário e acompanhar a tendência mundial de modernização, nossa missão é democratizar a saúde no Brasil e no mundo, viabilizando exames laboratoriais para toda a população, independente da classe social”, comenta Figueredo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o número de estabelecimentos com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou no último ano e a expectativa é chegar a 2,6 milhões de atendimentos clínicos até o final de 2018. Muitas das grandes redes já perceberam esse novo caminho de atendimento e em vários pontos do Brasil os consumidores já têm acesso a exames como Beta HCG, perfil lipídico, HIV, dengue, zika e muitos outros. São exemplos de redes que já contam com o exame a Pague Menos, Nissei, Panvel, São Bento, Araújo e a expectativa é ampliar os serviços laboratoriais em milhares de outras redes e farmácias independentes até o final de 2019. “Essa sinergia com a Hi Technologies permitiu a ampliação dos serviços farmacêuticos realizados por nossos profissionais nas salas do Clinic Farma. A partir da tecnologia da empresa, conseguiremos proporcionar mais facilidade e mais cuidado com a saúde dos nossos clientes em todo Brasil”, disse a VP comercial da Pague Menos, Patriciana Rodrigues.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário