Farmácias avançam com exames laboratoriais

Diversas lojas já oferecem análise de perfil lipídico, HIV, dengue, zika e outros

Com o processo de transição e o crescimento de farmácias clínicas – lojas que não somente vendem medicamentos, como também acompanham a saúde do paciente –, agora os consumidores podem realizar exames laboratoriais próximos de sua casa.

A novidade tem se espalhado por farmácias de todo o País e uma das empresas parceiras é a Hilab, desenvolvedora deste serviço e que associa Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial para acelerar a entrega de resultados laboratoriais, com o objetivo de proporcionar mais facilidade e comodidade ao usuário. O serviço utiliza apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo e emite os laudos, já com a validação de uma equipe de biomédicos, em aproximadamente 10 minutos.

Para CEO da Hi Technologies, Marcus Figueredo,  a modernização ocorre em todos os segmentos e chegou a hora do setor da saúde dar passos. Para ele, serviços como esses não somente ajudam a melhorar o atendimento para àqueles que já têm acesso, como também possibilitam serviços laboratoriais de qualidade para os menos favorecidos. “Mais do que mudar a experiência do usuário e acompanhar a tendência mundial de modernização, nossa missão é democratizar a saúde no Brasil e no mundo, viabilizando exames laboratoriais para toda a população, independente da classe social”, comenta Figueredo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o número de estabelecimentos com salas de serviços farmacêuticos quase triplicou no último ano e a expectativa é chegar a 2,6 milhões de atendimentos clínicos até o final de 2018. Muitas das grandes redes já perceberam esse novo caminho de atendimento e em vários pontos do Brasil os consumidores já têm acesso a exames como Beta HCG, perfil lipídico, HIV, dengue, zika e muitos outros. São exemplos de redes que já contam com o exame a Pague Menos, Nissei, Panvel, São Bento, Araújo e a expectativa é ampliar os serviços laboratoriais em milhares de outras redes e farmácias independentes até o final de 2019. “Essa sinergia com a Hi Technologies permitiu a ampliação dos serviços farmacêuticos realizados por nossos profissionais nas salas do Clinic Farma. A partir da tecnologia da empresa, conseguiremos proporcionar mais facilidade e mais cuidado com a saúde dos nossos clientes em todo Brasil”, disse a VP comercial da Pague Menos, Patriciana Rodrigues.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário