Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Farmácias avançam em penetração entre todas as classes sociais

Por Guia da Farmácia 14 de outubro de 2025 Atualizado em: 09 de outubro de 2025 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
para-80-dos-clientes-experiencia-e-tao-importante-quanto-a-propria-compra

O estudo Consumer Insights 2025, realizado no segundo trimestre de 2025 pela Worldpanel by Numerator, revela que a farmácia está entre os canais que mais cresceram em penetração, ao lado do pequeno varejo, atacarejo e e-commerce no mercado nacional.

No período analisado, as farmácias aumentaram a penetração em 3,1 pontos percentuais (p.p) no recorte por classes sociais.

Total Classe

Classe A/B

Classe C

Classe D/E

Pequeno varejo +13,1 p.p. Pequeno varejo +10,2 p.p. Pequeno varejo +10,8 p.p. Pequeno varejo +21,2 p.p.
Atacarejo +8,2 p.p. Porta a porta +8,7 p.p. Atacarejo +8,3 p.p. Atacarejo +12,7 p.p.
Porta a porta +7,9 p.p. Presentes +4,7 p.p. Porta a porta +6,9 p.p. Presentes +9,6 p.p.
Presentes +6,7 p.p. Atacarejo +4,5 p.p. Presentes +6,3 p.p. Porta a porta +8,4 p.p.
E-commerce +3,3 p.p. Varejo tradicional +3,3 p.p. E-commerce +3,9 p.p. Farmácia +5,4 p.p.
Farmácia + 3,1 p.p. Farmácia +2,9 p.p. Depósito +2,9 p.p. Loja departamento +3,4 p.p.
Varejo tradicional +2,7 p.p. E-commerce +2,6 p.p. Farmácia +2,7 p.p. Canal moderno +3,4 p.p.
Depósito +1,3 p.p. Loja departamento +0,3 p.p. Varejo tradicional +2,3 p.p. E-commerce  +3,0 p.p.
Perfumaria +1,2 p.p. Perfumaria +0,3 p.p. Perfumaria +1,6 p.p. Depósito +2,9 p.p.
Loja departamento +0,2 p.p. Canal moderno – Loja departamento -1,3 p.p. Perfumaria +2,4 p.p.
Canal moderno +0,1 p.p. Depósito -2,4 p.p. Canal moderno -1,2 p.p. Varejo tradicional +1,1 p.p.

Fonte: Pesquisa Consumer Insights 2025, da Worldpanel by Numerator – Penetração Q2’25 vs Q2’24

 

Considerando a classe A/B, a alta foi de 2,9% p.p, enquanto na C, aumento de 5,4%. A penetração entre consumidores de classe D/E foi maior, com crescimento de 5,4 p.p.

No entanto, a pesquisa também mostra que o volume de compras em unidades nas farmácias diminuiu 3% e a frequência de visitas caiu 6% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período de 2024. Já a variação do preço médio por unidades aumentou 5% no canal farma.

Omnicanalidade

O estudo destaca ainda o avanço da omnicanalidade, pois atualmente o consumidor brasileiro visita, em média, 8 canais diferentes para fazer suas compras.

Entre os destaques, estão o pequeno varejo e o atacarejo, canais onde o shopper consegue economizar. Além disso, a pesquisa indica o fortalecimento do e-commerce, que com entregas rápidas satisfaz a busca do consumidor por conveniência.

Foto: Shutterstock

Leia também

Estudo da dunnhumby revela as preferências do cliente nas farmácias

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Diabetes: conheça 8 mitos e verdades sobre a doença

Diabetes: conheça 8 mitos e verdades sobre a doença

14 de novembro de 2025
Teuto passa a produzir mais de 330 milhões de comprimidos por mês

Teuto passa a produzir mais de 330 milhões de comprimidos por mês

14 de novembro de 2025
Farma Conde: vendas digitais crescem 140% em 12 meses

Farma Conde: vendas digitais crescem 140% em 12 meses

14 de novembro de 2025
Brasileira cria caneta que detecta câncer em 10 segundos

Brasileira cria caneta que detecta câncer em 10 segundos

14 de novembro de 2025
Anvisa determina recolhimento de lotes de furosemida

Anvisa determina recolhimento de lotes de furosemida

14 de novembro de 2025