fbpx
PDV

Farmácias Clínicas crescem sete vezes em Minas Gerais

Mudanças na lei impulsionam consultórios

No último ano, o número de Farmácias Clínicas aumentou sete vezes no estado de Minas Gerais, passando de 39 para 284 unidades que oferecem o serviço, em 53 cidades, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

O crescimento foi impulsionado pelas mudanças recentes na legislação e pelo investimento relativamente baixo para reestruturar uma farmácia tradicional ao novo modelo (aproximadamente R$ 25 mil).

“Os serviços clínicos nas farmácias são prestados pelos farmacêuticos, que já saem qualificados para isso de seu curso de formação, mas que acabam perdendo o manejo por serem utilizados nos balcões de caixa. Mas para isso, são oferecidos diversos cursos de atualização na área”, explica o presidente-executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.

Barreto cita a Drogaria Araujo como exemplo de drogaria mineira referência neste segmento, ligado também ao segmento de bem-estar. “As farmácias continuam crescendo e superando a crise. O setor não foi tão abalado por ela porque trabalha com um bem essencial. Com esta estabilidade, é possível focar em outras coisas, ampliar os serviços oferecidos, se modernizar, como a Araujo, que atua nesta área de bem-estar já há alguns anos”, conta Barreto.

Hoje, são mais de 1.700 farmácias-clínicas no Brasil e este número deve chegar a três mil em cerca de dois anos.

Fonte: Diário do Comércio
Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.