Farmácias de SP vão aplicar vacina contra gripe a partir de 13 de abril

Idosos terão prioridade para evitar deslocamento e aglomerações

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que fechou uma parceria com mil unidades farmácias e drogarias particulares para aplicação de vacina contra a influenza a partir do dia 13 de abril na capital paulista.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (18). A medida poderá ser estendida a outros municípios do estado.

A campanha de vacinação nacional contra a influenza em postos de saúde começará na próxima segunda-feira (23). Segundo adiantou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última semana, a vacina começará a ser aplicada em idosos. “Pessoas com mais de 60 anos não devem sair de suas casas”, disse o governador.

Anúncios foram além da vacina

O secretário José Henrique Germann afirmou, ainda, que o governo estabeleceu o teto de 1.400 novos leitos em UTIs para atender à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

“Já temos destinados 1.049 leitos”, disse Germann. Ainda de acordo com o secretário, o atendimento nos hospitais segue normal, “com condições de atender pacientes mais graves”.

O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip disse que o governo estadual fará “que for possível para evitar a morte dos paulistas”.

Dessa forma, por causa da pandemia, o ministério da Saúde antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Assim, foi invertida a ordem de público-alvo, priorizando justamente os idosos, grupo mais vulnerável a ambas infecções.

Prioritariamente, a primeira fase da campanha começa no dia 23 de março e segue até o dia 9 de maio. A partir dessa data, outros grupos passam a ser prioridade, entre eles crianças de 6 meses a 6 anos.

Contudo, uma das razões para antecipar a vacinação de idosos é que a proteção contra a gripe ajuda a prevenir o coronavírus.

“É uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19”, informa o Ministério da Saúde.

Fonte: R7

Foto: Shutterstock

Recomendações da Abrafarma para manejo de clientes e times de trabalho frente ao Coronavírus

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

8 Comentários

  1. Osvaldo Granado Tappiz em

    Precisamos saber nomes de farmacias que darão vacinas h1n1 seus endereços, pois já estão programadas as aplicações a partir de 13 do corrente. Muito gratos

Deixe um comentário