Farmácias independentes apostam na rentabilidade dos serviços clínicos

Atenção farmacêutica chega a representar 45% do faturamento da loja

A implementação de salas de assistência clínica, já consolidada em redes grandes e médias do varejo farmacêutico, chega também às farmácias independentes.

Os estabelecimentos encontram, portanto, nesses serviços um caminho para ampliar a rentabilidade e então fidelizar consumidores.

E hoje mais dispostos ainda a frequentar lojas de bairro em função do distanciamento social.

No entanto, para colocar em prática esse modelo e garantir a padronização dos serviços, as pequenas farmácias contrataram, assim, a plataforma digital da Clinicarx.

Exemplos de serviços clínicos

É o caso da Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), onde a atenção farmacêutica já totaliza 45% do faturamento.

A saber, a farmácia foi a primeira do Brasil a executar a testagem de anticorpos para a detecção da Covid-19.

E também pioneira no estado a realizar o teste de antígeno, com uma média de 220 atendimentos por dia.

“Mas nosso grande diferencial é a entrega do laudo que explica detalhadamente o resultado, o ciclo da doença e as orientações necessárias caso o teste seja positivo”, afirma a diretora Flavia Buainain.

Outra farmácia que também aderiu a esse modelo foi a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG).

A loja mantém serviços de teste glicêmico, aplicação de injetáveis, avaliação antropométrica, distribuição corporal, hábito tabágico, check-up de pressão arterial e também o teste rápido da Covid-19.

Ajuda para os farmacêuticos

Contudo, são os farmacêuticos clínicos que também estão descobrindo as vantagens do uso da plataforma.

Uma delas é Layz Santos, que possui um consultório em uma clínica de estética no Rio de Janeiro (RJ) e utiliza a solução da Clinicarx para gerenciar os atendimentos de avaliação antropométrica e análise de bioimpedância.

E também o índice de massa corporal e aferição de pressão arterial voltada para a área de modificação corporal.

Já para a farmacêutica Daniely Proença, que administra um consultório dentro de uma clínica médica no Mato Grosso do Sul, o uso da plataforma de serviços clínicos contribui  também para armazenar o histórico de saúde.

E também para emitir gráficos e relatórios, que servem de apoio para o paciente e os profissionais de saúde a quem ele recorre.

“O fato de conseguir montar uma rotina de medicação, com um calendário posológico personalizado e que gera, assim, resultados a curto prazo, faz com que aquele paciente traga outros membros de sua família, cuidadores e até médicos para conhecerem os serviços que ofereço no meu consultório”, ressalta Daniely.

O que é Atenção Farmacêutica? 

Fonte: Clinicarx

Foto: Shutterstock

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