Atenção farmacêutica chega a representar 45% do faturamento da loja
A implementação de salas de assistência clínica, já consolidada em redes grandes e médias do varejo farmacêutico, chega também às farmácias independentes.
Os estabelecimentos encontram, portanto, nesses serviços um caminho para ampliar a rentabilidade e então fidelizar consumidores.
E hoje mais dispostos ainda a frequentar lojas de bairro em função do distanciamento social.
No entanto, para colocar em prática esse modelo e garantir a padronização dos serviços, as pequenas farmácias contrataram, assim, a plataforma digital da Clinicarx.
Exemplos de serviços clínicos
É o caso da Attive Pharma, farmácia de manipulação localizada em Campo Grande (MS), onde a atenção farmacêutica já totaliza 45% do faturamento.
A saber, a farmácia foi a primeira do Brasil a executar a testagem de anticorpos para a detecção da Covid-19.
E também pioneira no estado a realizar o teste de antígeno, com uma média de 220 atendimentos por dia.
“Mas nosso grande diferencial é a entrega do laudo que explica detalhadamente o resultado, o ciclo da doença e as orientações necessárias caso o teste seja positivo”, afirma a diretora Flavia Buainain.
Outra farmácia que também aderiu a esse modelo foi a PharmaReal, localizada em Conselheiro Lafaiete (MG).
A loja mantém serviços de teste glicêmico, aplicação de injetáveis, avaliação antropométrica, distribuição corporal, hábito tabágico, check-up de pressão arterial e também o teste rápido da Covid-19.
Ajuda para os farmacêuticos
Contudo, são os farmacêuticos clínicos que também estão descobrindo as vantagens do uso da plataforma.
Uma delas é Layz Santos, que possui um consultório em uma clínica de estética no Rio de Janeiro (RJ) e utiliza a solução da Clinicarx para gerenciar os atendimentos de avaliação antropométrica e análise de bioimpedância.
E também o índice de massa corporal e aferição de pressão arterial voltada para a área de modificação corporal.
Já para a farmacêutica Daniely Proença, que administra um consultório dentro de uma clínica médica no Mato Grosso do Sul, o uso da plataforma de serviços clínicos contribui também para armazenar o histórico de saúde.
E também para emitir gráficos e relatórios, que servem de apoio para o paciente e os profissionais de saúde a quem ele recorre.
“O fato de conseguir montar uma rotina de medicação, com um calendário posológico personalizado e que gera, assim, resultados a curto prazo, faz com que aquele paciente traga outros membros de sua família, cuidadores e até médicos para conhecerem os serviços que ofereço no meu consultório”, ressalta Daniely.
Fonte: Clinicarx
Foto: Shutterstock