Farmácias já têm 570 clínicas no País

O projeto de assistência farmacêutica já é uma realidade em 20 das maiores redes do varejo

O Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro e homenageia um profissional que vem ganhando protagonismo na ampliação do acesso à saúde no Brasil. Lançado em 2014 pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o projeto de assistência farmacêutica já é uma realidade em 20 das maiores redes do varejo nacional.

Já são 570 salas de atendimento personalizado espalhadas por 16 estados e 71 municípios brasileiros. Até o final do ano, as projeções são de que haja um total de 800 clínicas farmacêuticas no País. Com elas, amplia-se a oferta de serviços clínicos gratuitos à população e ainda há valorização dos farmacêuticos nos estabelecimentos.

A implementação do modelo é legitimada pela Lei n° 13.021/2014 e prevê a realização de oito serviços: hipertensão em dia, diabetes em dia, colesterol em dia, revisão da medicação, autocuidado, imunização, parar de fumar e perda de peso.

“Mais do que facilitar o acesso dos brasileiros a serviços clínicos, vamos contribuir para desafogar o sistema público de saúde”, enfatiza o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. “Além de dar mais autonomia aos farmacêuticos, investimos na capacitação por meio de cursos, workshops e até um programa de pós-graduação”, acrescenta.

O novo papel do farmacêutico e sua atuação nos pontos de venda também despertaram o interesse da população. Pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Abrafarma identificou que 53% dos entrevistados querem tirar dúvidas e se aconselhar sobre medicamentos nas farmácias; 51% realizariam exames preventivos para várias doenças; 48% pediriam ajuda do farmacêutico sobre a melhor forma de organizar todo o tratamento; 48% aceitariam receber um programa de tratamento e acompanhamento para parar de fumar; e 43% têm interesse em receber vacinas na farmácia.

Foto: Shutterstock 

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário