Farmácias se fortalecem como hub de saúde

A transformação das farmácias em verdadeiros hubs de saúde pode ser percebida em números. O Clinic Farma, modelo de consultórios farmacêuticos da rede Pague Menos, é um dos exemplos

Tradicionalmente, o farmacêutico é o profissional de saúde de mais fácil acesso à população e, com frequência, é procurado como primeira forma de atendimento às preocupações e problemas relacionados à saúde, conforme afirma o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Dr. Marcelo Polacow.

Ele reforça que, especialmente por conta da Covid-19, a procura pelo profissional tem sido intensificada, demonstrando que sua atuação não se resume ao uso de medicamentos, mas está relacionada à promoção, proteção e recuperação da saúde. “Durante a pandemia, o profissional vem exercendo papel fundamental na educação da população, orientando, baseado em evidências científicas, sobre os principais sintomas e riscos associados à doença, medidas preventivas, importância da vacinação, entre outros”, diz.

Além disso, a partir do momento em que foi autorizada às farmácias a realização de testes rápidos imunocromatográficos para Covid-19 (desde que sejam atendidos os critérios legais, como: RDC 377/2020, nota técnica Nº 6/2021/SEI/ GRECS/GGTES/DIRE1/ANVISA e as exigências das Vigilâncias Sanitárias municipais), o farmacêutico tem contribuído de forma mais efetiva para a triagem de pacientes, evidenciando o papel na salvaguarda da saúde da população.

“O momento é oportuno para que este profissional desempenhe um importante papel nas farmácias, oferecendo ao usuário a devida assistência e os serviços farmacêuticos, com qualidade, competência e segurança”, afirma o especialista.

A transformação das farmácias em verdadeiros hubs de saúde pode, inclusive, ser percebida em números. O Clinic Farma, modelo de consultórios farmacêuticos da rede Pague Menos, já está presente em mais de 800 lojas das 1.100 existentes atualmente, oferecendo mais de 50 serviços de saúde, entre eles, consultas via telemedicina e testes clínicos, por preços acessíveis. “Os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma atingiram quase 2 milhões de atendimentos nos nove primeiros meses do ano, com boa adesão da base de clientes”, afirma o diretor de Serviços Farmacêuticos da Pague Menos, Albery Dias, acrescentando que entre os serviços oferecidos por lá, estão acompanhamento para as principais patologias da população brasileira como diabetes e hipertensão; perda de peso; parar de fumar; aferições de colesterol; esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos; vacinação contra gripe, HPV e outras doenças; teste para dengue; além outros serviços e exames simples.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Pague Menos

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário