A Farmarcas teve um crescimento contínuo mesmo durante a pandemia e projeta inaugurar até o fim deste ano um total de 190 lojas, atingindo 1.230 lojas
A Farmarcas – administradora de redes de farmácias – mostrou sua força no mercado, projetando um grande crescimento para o ano de 2021, isso depois de ter atingido grande parte de suas metas para 2020.
Esses foram importantes fatos apresentados durante o Conexão Farmarcas, que neste ano aconteceu no formato digital.
Os dados foram, então, passados durante a apresentação do diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa, que falou do crescimento recente da empresa e projeções para o futuro.
“Quando fizemos nossas projeções para 2020 não estava em nosso radar a pandemia, contudo, essa teve um impacto muito pequeno em nossas projeções, mas fizemos algumas readequações no meio do caminho, lembrando que a empresa apresentou altos ótimos índices, mas com um crescimento sustentável“, explica.
Um primeiro ponto relevante apresentado foi o crescimento no número de lojas, sendo que a Farmarcas projeta inaugurar até o fim deste ano 190 lojas, atingindo o total de 1.230.
Além disso, a empresa deverá finalizar o ano com 132 em processo de montagem.
Assim, a abertura de lojas foi uma das que mais sentiram dificuldade no período, pela dificuldade em realizar as inaugurações e pela falta de materiais para montagem no mercado.
Crescimento acima do mercado
Além de uma abertura extraordinária de lojas, a Farmarcas apresentou, ainda, um crescimento igualmente significativo em relação ao faturamento.
Comparando o período dos últimos 12 meses findados em outubro de 2020 com o mesmo período do ano anterior, a administradora apresentou, assim, um crescimento de 34,3% em seu faturamento.
Além disto, a Farmarcas triplicou seu faturamento nos últimos 4 anos
“A projeção é fechar o ano com as lojas das redes movimentando entre R$ 4 bilhões, como havíamos projetado. O número é totalmente factível, sendo que de janeiro a outubro deste ano faturamos R$ 3,4 bilhões, faltando ainda dois meses “, analisa o diretor geral.
Outro ponto relevante é em relação ao resultado operacional anual das lojas.
Sendo que as farmácias obtiveram um lucro líquido acima de 10% (até agora se tem 12,93%); mostrando, dessa forma, um trabalho para as lojas venderem e terem resultados.
Objetivos para 2020
Para 2021 os objetivos da administradora de redes continuam ambiciosos: primeiro é terminar o ano com 1.500 lojas. Outro ponto é fazer com que o faturamento cresça 30% em relação ao período anterior, assim, mantendo o lucro das lojas superior à 10%.
Cinco objetivos traçados para o futuro da Farmarcas, de acordo com Paulo Costa.
- Fortalecer relacionamento com parceiros;
- Acelerar a jornada digital dos clientes, associados e dos processos internos;
- Melhorar a comunicação e criar canal de capacitação do empresário e seus colaboradores;
- Manter a certificação GPTW e continuar sendo a melhor empresa para se trabalhar em sua categoria
- Proporcionar satisfação aos associados em relação às entregas da Farmarcas.
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Fonte: Farmarcas