Os destaques no período foram as vendas de suplementos, vitaminas, relaxantes, antidepressivos e também a categoria dos não medicamentos e genéricos
O mercado farmacêutico registrou um faturamento 13,6% maior nos dez primeiros meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O volume movimentado por esse mercado foi de R$ 113,02 bilhões, de acordo com dados da Iqvia, que auditora o setor.
De acordo com o levantamento, o principal grupo impulsionador desse número foram as redes associadas à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), que tiveram um aumento do faturamento no período de 22,95%, atingindo R$ 13,55 bilhões.
Sem considerar a Febrafar, o crescimento do mercado farmacêutico foi de 12,44%, ou seja, as redes associadas à federação levaram os índices de crescimento para cima.
Os destaques no período foram suplementos, vitaminas, relaxantes e antidepressivos.
Em relação às lojas da Febrafar, de acordo com informações do Iqva, o foi a categoria dos não medicamentos e genéricos.
Um dado que é observado na análise do mercado é que o crescimento só será consistente se esse se der em função da profissionalização das lojas e não apenas na abertura de novas lojas.
Já em setembro, as lojas atingiram a meta de 25% de participação dos HBNs nas farmácias.
Esse grupo é formado por produtos de higiene, beleza e nutrição.
Em relação ao fechamento do ano, a expectativa é, portanto, que o crescimento fique acima de dois dígitos.
Não medicamentos impulsiona crescimento das farmácias da Febrafar
Fonte: A Tarde
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