Para comemorar seus 25 anos, a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) realizou um jantar no Espaço das Américas, em São Paulo (SP), na noite de 7 de abril, no qual também anunciou seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos. O evento marcou o início de uma semana de atividades da entidade, com assembleia da diretoria e encontro de negócios com fornecedores e parceiros.
O Guia da Farmácia acompanhou a celebração, da qual participaram representantes de toda a cadeia farmacêutica – indústria, distribuição, varejo e entidades. Edison Tamascia, presidente da Febrafar, fez uma homenagem aos empresários e profissionais que atuam na entidade, alguns desde a sua fundação, além de apresentar um panorama do varejo farmacêutico no Brasil e principalmente do modelo associativista, que evoluiu nas últimas décadas e deu competitividade às farmácias de menor porte.
“O modelo de negócio da Febrafar é guiado por três pilares: relacionamento colaborativo, e esse jantar é o ápice disso; futuro empreendedor, ou seja, o que procuramos entregar para os nossos associados, sempre com capacidade de adaptação ao momento em que vivemos; e inovação, porque como entidade temos a obrigação de olhar para frente”, disse Tamascia.

Além disso, o executivo mostrou a estrutura e o time da Febrafar, as principais atividades e soluções da entidade para apoiar os associados, a exemplo do programa de fidelidade e de um ecossistema de tecnologia com diversas ferramentas para apoiar a gestão e a operação das várias áreas do negócio da farmácia. “Ao longo dos 25 anos transformamos a Febrafar num hub de soluções e tecnologia”.
O executivo também compartilhou alguns resultados que mostram a evolução do associativismo. De 2020 a 2024, por exemplo, a Febrafar cresceu 35% em número de lojas, alcançando mais de 17 mil farmácias. O faturamento passou de R$ 20 bilhões, em 2020, para R$ 37 bilhões, no ano passado, segundo a IQVIA.
Uma das conquistas mais recentes foi a mudança de sede, que continua na capital paulista, mas agora em novo endereço e em um espaço maior, no chamado Edifício do Associativismo – com 10 andares e estrutura que inclui auditório e mais de 50 salas de reunião à disposição dos associados.
Agenda 2030
É a partir dessa base que a Febrafar olha para o futuro. Durante o jantar, Tamascia também compartilhou a visão da entidade e o planejamento estratégico até 2030. A projeção é aumentar o market share atual de 16,3% para 20% daqui a cinco anos. “Para isso definimos alguns objetivos macro e um deles é acelerar a digitalização das farmácias”, disse Tamascia.
Outras frentes envolvem: definir normas para garantir a excelência na execução nas farmácias associadas; ampliar a relevância da Febrafar entre a indústria e prestadores de serviços; comunicação cada vez mais assertiva; reforçar investimentos em inteligência artificial e novos negócios; além de desenvolver marcas próprias.
“Seguimos com esses objetivos, guiados por nossos valores, para sempre entender de fato os problemas e os desafios das farmácias e como podemos ajudá-las a evoluir”, afirmou Tamascia.
Fotos: Alexandre Machado/Febrafar
Leia mais
Febrafar cresce 15,5% em janeiro e já representa 16,6% do setor farmacêutico