Febrafar cresce 19,9% nos últimos 12 meses

Com um crescimento do faturamento de 11,16% no período de doze meses, findado em julho, comparando com o mesmo período do ano anterior, o mercado farmacêutico se mostrou resistente no período de crise

Os resultados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independente de Farmácias (Febrafar) a indicam que o mercado farmacêutico se mostrou um dos mais resistentes no período de crise.

Isso porque a Federação alcançou um crescimento do faturamento de 11,16% no período de doze meses, findado em julho, comparando com o mesmo período do ano anterior.

Associativismo

Os resultados da Febrafar mostram que o agrupamento de farmácias que mais cresceu no período foram as associadas à ela, que cresceram 19,9% no referido período.

Assim, ficou seguido de outras redes associativistas e franquias que cresceram 14,7%.

Já as independentes que cresceram 14,5; as grande redes corporativas da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) com crescimento de 9,3.

As demais redes corporativas que cresceram 3,8%.

“O crescimento das lojas da Febrafar acima do mercado já é constante e se manteve alto. Contudo, o grande diferencial dos números apresentados foi o crescimento das independentes, que vinha com um crescimento abaixo do mercado e agora estão se destacando”, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Isso se deve, ainda segundo Tamascia, principalmente ao fato desses estabelecimentos estarem nos bairros.

Como as pessoas ficaram em confinamento, optaram por comprar em locais próximos.

Desse modo, o constate crescimento acima da média da Febrafar que Tamascia se refere é constatado na análise do crescimento do grupo de 2016 para cá, sendo que cresceu 81,1%.

Em contrapartida, outras redes associativistas e franquias que cresceram 55,6%.

Já as redes corporativas cresceram 35,7% e as independentes 26,2%.

Números

O mercado ao todo cresceu 37,9%.

Em relação ao futuro desse mercado, o presidente da Febrafar acredita que não deverá ter muitas variantes do que ocorreu no passado.

“Existem vários fatores que contribuem para o crescimento acima da média do canal farmacêutico, dentre os quais podem ser citados: essencialidade, evolução demográfica, patologias epidêmicas e desenvolvimento do mercado“, avalia Tamascia.

Um dado que é observado é, todavia, que o crescimento só será consistente se esse se der em função da profissionalização das lojas e não apenas na abertura de novas lojas.

Por isso se tem essa crescente importância do associativismo como alternativa para os empresários.

Focar nas pessoas 

“Pensar e executar tudo o que é necessário para prosperar no varejo farmacêutico exige tempo, dedicação contínua e muita atenção”, avalia Tamascia.

Desse modo, o executivo também conclui que o mundo dos negócios é extremamente complexo.

Assim sendo, tentar crescer de forma individualizada exige uma grande carga de esforço e tempo.

E o ponto primordial é que esse crescimento proporciona benefício a todos, com destaque à população que possui cada vez mais acesso aos medicamentos.

Foto: Divulgação/Febrafar

Fonte: Febrafar

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