Festival da Diversidade Superar promove inclusão social por meio do surf

Evento acontece em 19 de janeiro, na Barra da Tijuca, e é aberto ao público

Promover a inclusão social, respeitando as diferenças de cada um, e estimular a diversidade na praia é o principal objetivo da sétima edição do Festival da Diversidade Superar, que será realizada no dia 19 de janeiro, das 8h00 às 11h00, no posto 2 da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Realizado pelo Instituto Superar, o festival faz parte das ações do Projeto Respirar, idealizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), com apoio da ADAPTSURF e da FQM, e contará com atividades esportivas abertas à participação do público.

O projeto nasceu para conscientizar e alertar a população sobre os problemas respiratórios e ensinar as pessoas a “respirarem”, para terem melhor qualidade de vida e de saúde. Além disso, uma de suas prerrogativas é promover campanhas educativas e fazer-se ouvir na organização de serviços e campanhas otorrinolaringológicas. A primeira ação promovida pela ABORL-CCF na área de Rinologia aconteceu em 2008.

Inclusão por por meio do esporte

O Projeto Festival da Diversidade surgiu em 2014 com a proposta de unir todas as modalidades de paradesporto do Instituto Superar, em um só dia e no mesmo evento, para que todos os alunos, atletas e professores pudessem estar juntos. Em 2016, surgiu a ideia de realizar o Festival na praia, explica a diretora presidente do Instituto Superar, Carina Alves. “A praia é um lugar onde circula muita gente, e com isso, conseguimos apresentar a diversidade humana e a capacidade do ser humano como um todo. Além de mostrar que as pessoas com algum tipo de deficiência são capazes de desempenhar várias tarefas e praticar muitos esportes.Então, além de termos uma missão de impactar a sociedade em relação às diferenças, também conseguimos proporcionar aos nossos alunos, atletas e os familiares, maior integração”.

Esta edição do Festival da Diversidade terá atividades no mar, com a presença de aproximadamente 60 participantes do instituto que receberão aulas de surf adaptado ministradas pela ADAPTSURF, representada pelos profissionais Phelipe Nobre e Renata Machado. Também, está confirmada a presença da bicampeã mundial de surf adaptado, Fernanda Tolomei.

“É importante ressaltar também que nossa expertise compreende atividades fora do mar. Por isso, fizemos questão de contar com a parceria de uma instituição, desta vez a ADAPTSURF, que tem know how para a realização de uma atividade dentro d’água”, detalha Carina.

O Projeto Respirar contará com uma série de iniciativas voltadas para a importância da respiração, prevenção de doenças respiratórias, dicas de exercícios, agenda esportiva e outras ações ao longo do ano, em vários estados, que poderão ser conferidas no site: www.projetorespirar.com.br.

Serviço
Festival da Diversidade Superar
Data: 19/01/2019
Local: Posto 2 da praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horário: das 8h às 11h

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação (imagens do evento realizado em 2018)

Nissei inova ao vender protetor solar na orla paranaense

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário