Filiais da Drogal participam do Outubro Rosa

A rede Drogal fará ações de conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa e sobre o câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul

O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo, inclusive no Brasil. Neste mês dedicado a conscientizar e esclarecer sobre a importância do autoexame, os colaboradores da Rede Drogal usam um botão nas cores rosa e azul. Folhetos explicativos sobre a doença também são entregues aos clientes em todas as unidades. A ação tem outro alvo de conscientização: a prevenção ao câncer de próstata, que em novembro terá atenção nacional.

“Este é o quinto ano consecutivo em que realizamos a campanha, visando atingir mulheres e homens. Somente a prevenção pode ajudar a diminuir o número de casos no Brasil e promover a qualidade de vida”, diz o coordenador de marketing da Rede Drogal, Alex Camargo.

Todas as 163 unidades, localizadas em 67 cidades do estado de São Paulo, estão envolvidas na ação. “Outro ponto importante é a parceria firmada com o Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico do Câncer, recém-inaugurado em Piracicaba (SP). A Drogal se tornou mantenedora do Hospital, reafirmando as ações em saúde e prevenção” completa Camargo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2019 são estimados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama. A doença foi a causa de mais de 16 mil mortes em 2017, mas apesar da agressividade, quando descoberta logo no início há mais chances de tratamento, e a possibilidade de cura aumenta.

Outubro Rosa na rede Drogal: causas do câncer de mama

Entre as causas estão o sedentarismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e histórico familiar, com predisposição genética hereditária. Embora em proporção menor, os homens também podem ter a doença. Este é um motivo de preocupação das redes de saúde, pois eles só procuram ajuda médica quando o câncer está em fase adiantada.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. Nos folhetos, a Rede Drogal também recomenda que as mulheres conheçam o próprio corpo com a realização do autoexame, que deve ser feito logo após a menstruação ou sempre no mesmo dia de cada mês para quem não menstrua.

Durante o toque, é importante procurar deformações ou alterações no formato das mamas, caroços nos seios ou axilas, ferida ao redor do mamilo, retrações ou abaulamentos e secreções pelos mamilos. Se encontrada alguma anomalia, um médico deve ser consultado.

Câncer de próstata

O Novembro Azul é evento nacional de conscientização sobre o câncer de próstata, ainda tratado como tabu pelos homens. A recomendação é que os exames de prevenção sejam feitos a partir dos 45 anos, em casos da doença na família. Para quem não tem registro de antecedentes, a idade ideal é a partir dos 50 anos.

Sintomas como jato de urina muito fraco ou reduzido, dor ao ejacular, problemas em conseguir ou manter a ereção, sangue na urina, necessidade de urinar frequentemente, especialmente à noite, devem ser relatados ao médico para o diagnóstico correto.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura ajuda a diminuir o risco do câncer de próstata. Pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são recomendações do Ministério da Saúde para evitar o câncer de próstata.

Foto: Rede Drogal
Fonte: Rede Drogal

Deixe um comentário