Fiocruz adia para março a entrega de vacinas de Oxford com produção nacional

A justificativa é o atraso na importação de insumos da China. Sem o Ingrediente Farmacêutico Ativo, a Fiocruz não consegue produzir o imunizante

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comunicou ao Ministério Público Federal (MPF) o adiamento, de fevereiro para março, da previsão de entrega das primeiras doses com produção brasileira da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca.

A justificativa é o atraso na importação de insumos da China. Sem o Ingrediente Farmacêutico Ativo, a Fiocruz não consegue produzir o imunizante.

A preocupação é a mesma que toma conta do Instituto Butantan em relação à Coronavac.

Fiocruz explica como a produção das vacinas será prejudicada

No documento enviado ao MPF, o diretor do Instituto Biomanguinhos, Mauricio Zuma Medeiros, informa que a fundação espera a chegada do primeiro lote do IFA no dia 23 de janeiro, embora ressalte que a projeção carece de confirmação.

De acordo com Medeiros, as primeiras doses produzidas a partir desses insumos devem ser entregues ao governo federal no início de março.

A chegada do primeiro lote do IFA está prevista para o dia 23/01/2021, mas ainda aguardando confirmação, e, a partir desta data, serão entregues mais 30 (trinta) lotes, em intervalos de 2 semanas, resultando na quantidade suficiente para a produção .de 100,4 milhões de doses da vacina acabada”, diz ainda a fundação.

No ofício, a Fiocruz também reforça que não há uma data definida para a chegada dos dois milhões de doses da vacina de Oxford produzidas pelo instituto indiano Serum.

A Índia inicia nesta semana a exportação de doses do imunizante, mas o Brasil não faz parte da relação de países que as receberão com prioridade. 

Compõem a lista Butão, Ilhas Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Ilhas Seychelles.

De acordo com comunicado do governo indiano, Sri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício também estão na relação, mas há pendência de documentos.

Fonte: Carta Capital

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário