A gestão do crédito é um tema delicado entre os distribuidores. Muitas vezes, as informações dos clientes não estão claras e os distribuidores têm de lidar com problemas de inadimplência. O economista e consultor de negócios da Serasa Experian, Rogério Rodrigues, ensina algumas dicas que podem auxiliar a prevenir essas inadimplências. Assim, diminuindo os prejuízos e as rupturas durante a cadeia.
“Aquela ideia de que compartilhar informações não é algo positivo para o negócio está ultrapassada. É necessário compartilhar informações de maneira transparente para melhorarmos os processos e os resultados entre as empresas”, afirma o economista.
Entretanto, outra questão que também gera dúvida entre os distribuidores é como fazer para recuperar o crédito dos clientes que estão inadimplentes. “Para isso, podemos utilizar a bonificação. Eu costumo verificar o balanço, as expectativas e os problemas que estão ocorrendo com o cliente. Além disso, tento pegar garantias como a carta fiança, por exemplo”, afirma o CFO da Pratti-Donaduzzi, Marcelo Alvares.
Já quando a questão é a solicitação de crédito, a dica do Rodrigues é utilizar o crédito somente se você de fato quer adotar boas práticas de mercado. “Além disso, a utilização do crédito só terá efeito se a liderança da empresa estiver alinhada com isso. Assim, a liderança tem que estar junto com a equipe de crédito e as regras que saem de uma política de crédito tem que estar alinhadas com a liderança”, diz.
4º Fórum Abradilan
A gestão do crédito foi um dos temas abordados no quarto Fórum Abradilan, realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), e patrocínio da Hypera Pharma e da Neo Química. O Fórum aconteceu em São Paulo (SP) e contou com especialistas no desenvolvimento empresarial para falar sobre temas fundamentais ao setor como: inovação, pricing, gestão de pessoas, venda de valor, entre outros.
Foto: Abradilan
Fonte: Guia da Farmácia