Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Geração Silenciosa à Z: qual o comportamento desses consumidores
    Notícias

    Geração Silenciosa à Z: qual o comportamento desses consumidores

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia13 de maio de 2025Atualizado em:14 de maio de 2025Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Geração-Silenciosa-à-Z-qual-o-comportamento-desses-consumidores
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Os padrões de consumo estão passando por uma transformação radical, especialmente no setor de varejo, e o mais interessante é que essas alterações ocorrem com características claras para cada geração. Assim, as empresas desse setor precisam se adequar e entender essas mudanças para sobreviver. Lembrando que isso vai muito além de oferecer vendas online, como muitos pensam.

    Segundo o presidente da Febrafar e da Farmarcas, Edison Tamascia, é preciso entender que existem diversos tipos de consumidores e as empresas podem se adaptar a essas mudanças. “Temos observado uma significativa evolução nos modelos de relacionamento entre empresas varejistas e consumidores. Isso é crucial para o sucesso de um negócio. Não dá mais para usar as mesmas formas do passado”, afirma Tamascia.

    Atendimento direto

    Ele explica que passamos de um modelo relacional tradicional, focado no atendimento direto e personalizado, para um modelo transacional, centrado em preços e promoções. Hoje, estamos na era do modelo relacional digitalizado, onde a personalização através da tecnologia se torna fundamental.

    Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas

    Neste novo cenário, a interação com o consumidor é profundamente personalizada e tecnologicamente avançada. “A abordagem superficial já não é mais suficiente; a personalização é essencial,” enfatiza Tamascia. Ele acredita que, em um mercado altamente competitivo, a diferenciação é a chave para conquistar e manter a fidelidade do cliente.

    Diversidade geracional e adaptação tecnológica

    Uma característica marcante deste novo cenário é a convivência de diferentes gerações no mercado, desde os Baby Boomers até a Geração Alpha. Cada grupo apresenta comportamentos de consumo distintos, exigindo uma abordagem flexível por parte das empresas varejistas.

    Veja características de cada grupo:

    • Geração Silenciosa (nascidos antes de 1946) – A Geração Silenciosa valoriza a estabilidade e a confiança em suas escolhas de compra. Eles preferem marcas que conhecem há anos e são leais a essas marcas. Geralmente fazem compras em lojas físicas e seu consumo é conservador, evitando produtos inovadores ou tecnológicos.
    • Baby Boomers (1946-1964) – Os Baby Boomers preferem produtos de alta qualidade e durabilidade. Tendem a fazer compras em lojas físicas, apreciando a oportunidade de ver e tocar os produtos antes de comprar. Também valorizam o atendimento ao cliente e o contato pessoal.
    • Geração X (1965-1980) – A Geração X pesquisa extensivamente antes de fazer uma compra, utilizando tanto fontes online quanto offline. Gostam de comparar preços e características dos produtos. Preferem comprar online por conveniência, mas ainda frequentam lojas físicas para compras específicas.
    • Millennials (1981-1996) – Os Millennials valorizam a conveniência e a experiência do consumidor. Preferem comprar online, usando dispositivos móveis para comparar preços, ler avaliações e fazer compras. Interagem diretamente com marcas através de redes sociais e apreciam a transparência e a responsabilidade social das empresas.
    • Geração Z (1997-2012) – A Geração Z é altamente digital e faz a maioria de suas compras online, utilizando dispositivos móveis. Valorizam a personalização e preferem marcas que oferecem produtos adaptados às suas necessidades individuais. Influenciados por tendências nas redes sociais e recomendações de influenciadores digitais, buscam diversidade e inclusão nas marcas que escolhem.

    “É crucial que os estabelecimentos estejam preparados para atender um consumidor cada vez mais digitalizado,” destaca Tamascia. Ele ressalta a importância de investir em tecnologia e adotar estratégias diferenciadas de atendimento para manter a relevância no mercado.

    Modelo omnichannel

    A adaptação ao modelo Omnichannel, que integra diferentes canais de atendimento, surge como uma necessidade. “As lojas precisam integrar diversos canais para atender às preferências do consumidor moderno,” afirma Tamascia.

    Para muitas empresas independentes, a adaptação a essa nova realidade pode parecer um desafio devido aos altos custos envolvidos. Tamascia sugere que a união em grupos, como redes associativistas, pode ser uma alternativa viável. “Ao se unirem, as empresas independentes podem se beneficiar do esforço conjunto para se adaptarem à nova realidade digital,” observa ele.

    Assim a recomendação é que os varejos busquem soluções à nova realidade, compreendam profundamente a jornada do consumidor, integrem diferentes canais e enfatizem a digitalização para modernizar o setor. Esses passos serão primordiais para a prosperidade do negócio.

    Fonte: Febrafar
    Foto: Shutterstock

    Leia também:

    Farmarcas aposta em marcas próprias para crescer

    comportamento do consumidor consumo febrafar geração Z
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Brasil quer se tornar polo de vacinas com RNA mensageiro

    20 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Ultra Popular revitaliza loja em Parintins (AM)

    20 de junho de 2025

    Drogasmil e Farmalife estão com 35 vagas abertas no RJ

    20 de junho de 2025

    Drogarias Tamoio abre 15 vagas para atendente de loja

    20 de junho de 2025

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Medicamento experimental em dose única reduz colesterol em até 69%

    20 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.