fbpx

Governo vai liberar preços de medicamentos isentos de prescrição

Hoje, 30% desses produtos já têm preços livres

O governo decidiu liberar os preços de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), segundo reportagem divulgada, hoje, no Valor Online. Hoje, 30% desses produtos já têm preços livres. De acordo com a matéria, o plano é ampliar a lista, especialmente dos produtos onde há concorrência na fabricação, mas isso será feito de forma gradual, provavelmente em três etapas. Prazos e quantidades devem ser definidos em duas semanas, quando o comitê executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) voltar a se reunir.

“Começamos um processo de reconstrução de mercados, promovendo liberalização e, consequentemente, deixando a competição definir preços”, disse ao Valor o secretário-especial-adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Igor Calvet. A liberalização ocorre no momento em que as redes de farmácias estão acirrando a competição no País.

Veja Mais

De acordo com o Globo Notícias, o secretário-executivo da CMED, Ricardo Santana, destacou que a medida de liberar os preços de medicamentos isentos de prescrição é saudável tanto do ponto de vista econômico como para o consumidor, inserindo-se no processo de desbucratização e maior eficiência regulatória do Estado. Ele destacou que há produtos em que há cerca de 40 empresas competindo e que os consumidores são atentos e buscarão opções melhor de preços. Disse, ainda, que o governo vai reforçar o monitoramento dos produtos e agirá para coibir movimentos que, eventualmente, prejudiquem o consumidor.

Fonte: Valor Online/ Globo Notícias

Foto: Shutterstock

Acima da inflação: reajuste de medicamentos é fixado em 4,33%

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário