Grupo Cimed cresce três vezes mais que o mercado

O Grupo Cimed cresceu 23% em 2018 e estima crescer 25% em 2019. A média de crescimento do mercado de medicamentos no País ronda os 7%

Em entrevista concedida à Forbes há cerca de dez meses, o presidente do Grupo Cimed, João Adibe, prometia dobrar, até 2020, o faturamento de um bilhão que acabava de alcançar. Passado esse tempo e agora dentro de um novo contexto político-econômico, ele mantém a meta. A média de crescimento do mercado de medicamentos no País ronda os 7%.

O ritmo fora da curva da Cimed é explicado pela estratégia de preços competitivos – não é raro encontrar nas prateleiras produtos da empresa custando um terço dos concorrentes diretos. A “mágica”, segundo Adibe, é possível graças ao modelo de distribuição. “Somos os únicos na indústria farmacêutica brasileira com um modelo verticalizado, sem intermediários para fazer nossos produtos chegarem ao varejo.” Outra tática é o aumento de portfólio. Isso permite que à líder do mercado nacional de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) ganhar escala.

Crise leva a aumento do consumo de Genéricos da Cimed

Um terceiro fator que ajudou o grupo foi a crise brasileira. “Com a crise, mais pessoas passaram a procurar os medicamentos genéricos, que são mais baratos. Quem antes tinha dúvidas ou preconceitos contra os genéricos perdeu esse receio e passou a comprar nossos produtos”, conta Adibe. “Além disso, o mercado de genéricos cresceu praticamente o dobro das outras categorias.”

Estratégias ousadas de marketing também entram nessa receita. Amante de esportes, ex-piloto e patrocinador da Stock Car – e também da seleção brasileira de futebol –, ele dirige uma empresa que hoje é a quarta maior em unidades vendidas, com um portfólio focado em MIPs (65% da produção), genéricos (25%) e o restante dividido entre higiene e beleza e suplementos

Foto: Shutterstock
Fonte: Forbes Brasil

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário