Levantamento analisou o cenário atual de todos os colaboradores em dez localidades onde a companhia tem atuação. Brasil entra no estudo pela primeira vez
O Grupo Reckitt, multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição, divulgou o ‘Reckitt Gender Pay Report 2020’, em português, Relatório de Remuneração por Gênero.
Esse é o maior levantamento feito pela empresa sobre o tema entre seus colaboradores e, pela primeira vez, inclui informações sobre o Brasil.
Até 2020, este relatório incluía dados relativos aos colaboradores de seus cinco maiores mercados em força de trabalho: Reino Unido, China, Índia, México e Estados Unidos.
No entanto, neste ano, o levantamento considerou também os próximos cinco maiores mercados para a análise: Brasil, Indonésia, Polônia, Rússia e Tailândia.
No total, as dez localidades reúnem aproximadamente 70% dos funcionários do Grupo Reckitt no mundo.
O relatório analisa, então, a diferença no pagamento mediano e no bônus entre todos os colaboradores do Grupo Reckitt em um país.
Assim, esse índice é expresso como uma porcentagem dos ganhos dos homens.
A saber, no Brasil, foi constatado que a diferença salarial é de -22,7%, um número a favor das mulheres.
Diferença de gêneros
“No Brasil, assim como no México e nos Estados Unidos, há um número maior de colaboradores homens trabalhando na manufatura no Grupo Reckitt. Por isso, o ponto médio feminino é, normalmente, uma função mais sênior do que o ponto médio masculino. Como resultado, as diferenças salariais medianas constatadas são a favor das mulheres“, explica a Diretora de Recursos Humanos da Reckitt Health & Nutrition Comercial, Gisele Jakociuk.
Quando analisamos a diferença de bônus mediana, a vantagem é dos homens: 39,6%. Sobre o tema, a Diretora de Recursos Humanos LATAM da Reckitt Hygiene Comercial, Raquel Carneiro, comenta:
“Embora todos os colaboradores do mesmo cargo tenham o mesmo valor-base para pagamento de bônus, este resultado nos aponta um desequilíbrio de gênero nos níveis sêniores em relação aos homens, que estamos comprometidos em resolver”.
Meta
O objetivo do Grupo Reckitt é atingir um equilíbrio de gênero global em todos os níveis de gestão até 2030, estratégia recém-anunciada sob o nome ‘50/50’.
Como parte desse plano, a empresa está, então, trabalhando incansavelmente para promover ainda mais diversidade.
E também a inclusão em todas as cadeias do negócio, como na contratação de novos colaboradores e na escolha de novos parceiros.
Para atingir essa meta, o Grupo Reckitt está realizando uma série de ações à nível global, que incluem:
- Criação de Comitês de Diversidade e Inclusão locais em todos os mercados operados pela empresa, a fim de garantir que o tema seja prioritário.
- Treinamentos e mentorias.
- Revisão de políticas internas para garantir que sejam justas e equitativas.
- Continuidade da promoção das políticas diferenciadas de licença parental, que podem chegar até a 1 ano de licença maternidade; entre outras iniciativas.