Grupo Tapajós cresce 7% em 2020 e anuncia novidades para 2021 

Os resultados alcançados devem-se à reestruturação no setor logístico e dentre as novidades do Grupo Tapajós está o lançamento de seu e-commerce

Em um ano difícil para todos os setores da economia, o Grupo Tapajós manteve-se firme no varejo e atacado farmacêutico no Norte do país, encerrou 2020 com um avanço de 7% no faturamento em comparação a 2019 e terá novidades para 2021.

Com resultados positivos nos segmentos nos quais atua, a empresa projeta, dessa maneira, um crescimento ainda maior para 2021.

 A meta é fechar este ano com crescimento percentual de até 12%, ”, assim, adianta o diretor de marketing, vendas e consumer experience, Fernando Ferreira.

De acordo com o executivo, neste ano o maior crescimento do Grupo Tapajós veio das vendas no atacado, cujo faturamento passou de R$ 361 milhões para R$ 412 milhões, com uma alta de 14%.

Já no varejo, a receita subiu de R$ 633 milhões para R$ 667 milhões, com crescimento de pouco mais de 5%.

“Os melhores resultados foram sentidos no segundo semestre de 2020, com crescimento de 10% sobre igual período de 2019. O destaque, no entanto, foi para o mês de dezembro, em que batemos um recorde de R$ 105 milhões, contra R$ 82 milhões do mesmo mês no ano anterior”, detalha Ferreira.

Estoque, compras e logística

Atuando nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia, um dos investimentos que permitiu ao Grupo alcançar os resultados de 2020 foi a reestruturação do seu setor de compras, com a aquisição de novas tecnologias para aprimorar o processo de reposição e também a criação de uma diretoria específica para a área de logística.

“Abandonamos o modelo que concentrava suplly chain e passamos a operar em vertentes distintas. Esses movimentos nos permitiram melhores negociações com fornecedores e mais agilidade na entrega de mercadorias em nossas lojas. Com isso, a ruptura, que era de 18%, baixou para menos de 5%”, comemora o diretor.

Mix, marcas próprias, expansão

Dono das redes de drogarias FarmaBem, Flexfarma e Santo Remédio, o Grupo Tapajós trabalha atualmente com um mix de mais de 14 mil produtos.

Desse portfólio total, 2.300 foram lançamentos, especialmente nos segmentos dermatológicos, bem como de beleza e bem-estar.

O diretor frisa ainda a importância dos investimentos em marcas próprias, vertente que deve crescer no Grupo Tapajós durante 2021.

“Atualmente, a nossa marca Animativ já conta com nove tipos de polivitamínicos voltados à saúde da mulher e do homem. Agora teremos novidades que vão de fraldas e xampus a produtos de beleza e alimentos”, comenta.

O ano passado registrou R$ 2 milhões em vendas somente de marcas próprias. Assim, a intenção é que essa área represente de 5% a 7% do faturamento geral da empresa.  

O Grupo Tapajós também deve crescer de forma orgânica com pelo menos mais 20 novas lojas em suas diversas bandeiras.

Todavia, estão previstos ainda o lançamento de um cartão de crédito para os clientes e também a expansão da bandeira Flexfarma na modalidade de franquia.

Bandeira premium

Além disso, o Grupo Tapajós elevou o número de unidades da bandeira premium Santo Remédio de 54 para 60.

No Amazonas, por exemplo, destacou algumas atividades como, por exemplo:

A inauguração da primeira loja no sistema drive-thru, o serviço de vacinas com títulos para pelo menos dez tipos de doenças, a oferta de testes para Covid-19 em três unidades e, por fim, a ampliação do serviço de delivery Santa Entrega para 24 horas.

Já para 2021, a novidade fica por conta do e-commerce, cujo lançamento está previsto para primeiro trimestre, e também da oferta de um mini laboratório para a realização de diversos exames.

Fonte e foto: Grupo Tapajós

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário