Grupo Tapajós cresce 7% em 2020 e anuncia novidades para 2021 

Os resultados alcançados devem-se à reestruturação no setor logístico e dentre as novidades do Grupo Tapajós está o lançamento de seu e-commerce

Em um ano difícil para todos os setores da economia, o Grupo Tapajós manteve-se firme no varejo e atacado farmacêutico no Norte do país, encerrou 2020 com um avanço de 7% no faturamento em comparação a 2019 e terá novidades para 2021.

Com resultados positivos nos segmentos nos quais atua, a empresa projeta, dessa maneira, um crescimento ainda maior para 2021.

 A meta é fechar este ano com crescimento percentual de até 12%, ”, assim, adianta o diretor de marketing, vendas e consumer experience, Fernando Ferreira.

De acordo com o executivo, neste ano o maior crescimento do Grupo Tapajós veio das vendas no atacado, cujo faturamento passou de R$ 361 milhões para R$ 412 milhões, com uma alta de 14%.

Já no varejo, a receita subiu de R$ 633 milhões para R$ 667 milhões, com crescimento de pouco mais de 5%.

“Os melhores resultados foram sentidos no segundo semestre de 2020, com crescimento de 10% sobre igual período de 2019. O destaque, no entanto, foi para o mês de dezembro, em que batemos um recorde de R$ 105 milhões, contra R$ 82 milhões do mesmo mês no ano anterior”, detalha Ferreira.

Estoque, compras e logística

Atuando nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia, um dos investimentos que permitiu ao Grupo alcançar os resultados de 2020 foi a reestruturação do seu setor de compras, com a aquisição de novas tecnologias para aprimorar o processo de reposição e também a criação de uma diretoria específica para a área de logística.

“Abandonamos o modelo que concentrava suplly chain e passamos a operar em vertentes distintas. Esses movimentos nos permitiram melhores negociações com fornecedores e mais agilidade na entrega de mercadorias em nossas lojas. Com isso, a ruptura, que era de 18%, baixou para menos de 5%”, comemora o diretor.

Mix, marcas próprias, expansão

Dono das redes de drogarias FarmaBem, Flexfarma e Santo Remédio, o Grupo Tapajós trabalha atualmente com um mix de mais de 14 mil produtos.

Desse portfólio total, 2.300 foram lançamentos, especialmente nos segmentos dermatológicos, bem como de beleza e bem-estar.

O diretor frisa ainda a importância dos investimentos em marcas próprias, vertente que deve crescer no Grupo Tapajós durante 2021.

“Atualmente, a nossa marca Animativ já conta com nove tipos de polivitamínicos voltados à saúde da mulher e do homem. Agora teremos novidades que vão de fraldas e xampus a produtos de beleza e alimentos”, comenta.

O ano passado registrou R$ 2 milhões em vendas somente de marcas próprias. Assim, a intenção é que essa área represente de 5% a 7% do faturamento geral da empresa.  

O Grupo Tapajós também deve crescer de forma orgânica com pelo menos mais 20 novas lojas em suas diversas bandeiras.

Todavia, estão previstos ainda o lançamento de um cartão de crédito para os clientes e também a expansão da bandeira Flexfarma na modalidade de franquia.

Bandeira premium

Além disso, o Grupo Tapajós elevou o número de unidades da bandeira premium Santo Remédio de 54 para 60.

No Amazonas, por exemplo, destacou algumas atividades como, por exemplo:

A inauguração da primeira loja no sistema drive-thru, o serviço de vacinas com títulos para pelo menos dez tipos de doenças, a oferta de testes para Covid-19 em três unidades e, por fim, a ampliação do serviço de delivery Santa Entrega para 24 horas.

Já para 2021, a novidade fica por conta do e-commerce, cujo lançamento está previsto para primeiro trimestre, e também da oferta de um mini laboratório para a realização de diversos exames.

Fonte e foto: Grupo Tapajós

 

Deixe um comentário