Companhia implementou também um software para aferir performance de vendas em tempo real. Silvio Cabrero irá liderar a área
Como parte da sua estratégia de reestruturação comercial, o Grupo Tapajós criou uma divisão dedicada exclusivamente ao gerenciamento de categorias nas suas três bandeiras de farmácias:
Drogaria Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem.
Além de recrutar um executivo com larga experiência no varejo, a companhia também investiu em um software que permite aferir a performance dos produtos e o comportamento do cliente em tempo real.
Dessa maneria, para liderar a área, o nome escolhido foi o de Silvio Cabrero, que atua, portanto, no varejo desde 2003.
O executivo tem passagens pelo setor supermercadista.
E, por duas das dez maiores redes do mercado farmacêutico nacional – a Drogaria Araujo (MG), onde implementou um departamento de gerenciamento de categoria; e a Drogarias Nissei (PR).
“Ter uma unidade de negócios especializada no tema permitirá ao grupo uma análise mais precisa do seu desempenho e do portfólio de produtos, que hoje gira em torno de 17 mil SKUs. É como enxergar uma mini-loja dentro da loja”, destaca Cabrero.
Investimento do Grupo Tapajós além da divisão de gerenciamento de categorias
Uma das primeiras medidas da nova área é a segmentação dos itens na loja por sub-categorias.
“Separamos todos os medicamentos por patologia, além de desmembrar os dermocosméticos, criando, assim, seções exclusivas de cuidados com a pele, dermofaciais e dermocorporais”, exemplifica.
Portanto, outra aposta para otimizar a gestão do portfólio é o software para avaliação do fluxo de compras no PDV.
A saber, a tecnologia está sendo testada como piloto na primeira flagship store do grupo.
Está sob a bandeira da Drogaria Santo Remédio e inaugurada na primeira quinzena de abril na Ponta Negra, um bairro da cidade de Manaus (AM).
Visão no futuro
Inicialmente, o Grupo Tapajós está promovendo a análise estratificada do desempenho dos dermocosméticos.
E, dessa maneira, o próximo passo é a avaliação dos setores de fraldas, higiene bucal e MIPs.
“Com esse programa conseguimos, então, mensurar de forma automatizada os hábitos dos clientes, o que nos dá subsídios para promover uma melhor administração do estoque e assegurar um atendimento mais customizado, o que vai ao encontro da crescente importância da farmácia como canal mais conveniente de compra”, finaliza Cabrero.
Gerenciamento por Categoria: o que é e como maximizar resultados?
Fonte e foto: Grupo Tapajós