Uma preocupação constante para as famílias que vivem com crianças e idosos é a transmissão de vírus, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), intrafamiliar.
Como os pequenos são frequentemente expostos a este vírus em ambientes como creches, escolas e parquinhos, os adultos próximos mais velhos, como os avós, têm mais chances de apresentar a infecção respiratória.
Para aumentar a conscientização sobre o risco da transmissão e a importância da vacinação nessa faixa etária, a biofarmacêutica GSK lança a campanha “O VSR não é ficção. Proteja quem você ama”, com um filme de animação.
Universo lúdico
A campanha, criada pela Publicis, apresenta de forma lúdica como a transmissão cruzada de vírus entre avós e bebês é mais comum do que se imagina.
Pesquisas apontam que pessoas em contato com crianças com VSR tem 22,6 vezes mais chances de apresentar infecção por esse vírus.
O filme visa alertar a chamada “geração sanduíche”, que é composta por adultos responsáveis pelo cuidado simultâneo dos pais idosos e dos filhos, e estreia na temporada de outono-inverno, período em que há um aumento na circulação de vários vírus de transmissão respiratória, como o VSR.
A importância da vacinação
“A campanha enfatiza a importância da vacinação não apenas para as crianças, mas também para os idosos. O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) apresenta sintomas semelhantes aos de outros vírus respiratórios, por isso, muitas vezes, os casos de infecção pelo vírus são subnotificados. O VSR tem um potencial de causar doenças graves tanto em crianças quanto em adultos, principalmente se esses adultos tiverem comorbidades como: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e insuficiência cardíaca, o que pode levar a uma evolução menos favorável, maior tempo de internação, mais complicações e, até mesmo, maior chance de óbito”, afirma Rodrigo Favoni, Diretor da Unidade de Negócios de Vacinas da GSK Brasil.
Confira o vídeo da campanha:
Fonte e foto: GSK
Leia também:
GSK anuncia movimentações na diretoria de comunicação