A GlaxoSmithKline plc* (GSK) anunciou hoje que a nova empresa, resultante da proposta de separação da divisão de Consumer Healthcare** da GSK em meados de 2022, será chamada Haleon.
Haleon (pronunciado “Hay-Lee-On”) é inspirado na fusão das palavras “Hale”, que é uma antiga palavra inglesa que significa “em boa saúde” e “Leon”, que está associada à palavra ‘força’. A nova identidade da marca foi desenvolvida com a contribuição de funcionários, profissionais de saúde e consumidores e será implantada em mais de 100 mercados em todo o mundo onde a empresa opera.
A criação da Haleon resulta de uma série de investimentos bem-sucedidos e mudanças estratégicas nos negócios de Consumer Healthcare da GSK nos últimos 8 anos, incluindo integrações dos portfólios de produtos de consumo da Novartis e Pfizer. É agora um negócio global altamente valioso e focado, gerando vendas anuais de aproximadamente £ 10 bilhões***.
Como uma empresa independente, a Haleon será a nova líder mundial em saúde do consumidor, oferecendo uma proposta cativante – trazer um profundo conhecimento humano junto com a ciência confiável – para entregar uma melhor saúde todos os dias com humanidade.
O CEO designado Haleon, Brian McNamara, disse: “Apresentar Haleon ao mundo marca mais um passo em nossa jornada para nos tornarmos uma empresa nova e independente. Nosso nome está fundamentado em nosso propósito de oferecer uma melhor saúde todos os dias com humanidade e ser líder mundial em saúde do consumidor. Estamos a caminho de lançar a Haleon em meados de 2022 e nosso impulso comercial é forte. Estamos ansiosos para atualizar os investidores e analistas em nosso evento para o mercado de capitais no final de fevereiro”.
“Haleon traz anos de trabalho árduo de muitas pessoas excepcionais para construir esta nova empresa exclusivamente dedicada à saúde diária. A Haleon tem um enorme potencial para melhorar a saúde e o bem-estar em todo o mundo, com fortes perspectivas de crescimento e, por meio da abertura de capital, desbloqueará um valor significativo para os acionistas da GSK”., disse a CEO da GSK, Emma Walmsley.
Portfólio
Haleon terá um portfólio de classe mundial de marcas globais líderes de categoria, incluindo Sensodyne, CataflamPro, Advil e Centrum. Profissionais de saúde, clientes e pessoas em todo o mundo confiam em suas marcas para melhorar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e suas comunidades. A demanda do setor de saúde do consumidor de £ 150 bilhões é forte, refletindo um foco maior em saúde e bem-estar, demanda significativa do envelhecimento populacional e classe média emergente e necessidades do consumidor não atendidas. A empresa está, portanto, bem posicionada para gerar impacto na saúde humana e crescer de forma sustentável à frente de suas categorias nos próximos anos.
O novo nome foi anunciado como parte de uma celebração global para todas as pessoas que trabalham na GSK Consumer Healthcare hoje cedo. Funcionários de todo o mundo tiveram a oportunidade de se envolver com o novo nome e identidade da marca, que busca dar vida ao propósito e às ambições de crescimento da empresa.
O nome também foi anunciado antes da GSK sediar o Consumer Healthcare Capital Markets Day para investidores e analistas na segunda-feira, 28 de fevereiro, para fornecer detalhes sobre a estratégia geral, recursos e operações da Haleon, incluindo informações financeiras detalhadas e ambições de crescimento do negócio. Para potenciais investidores, a Haleon oferecerá crescimento orgânico atraente de vendas, expansão de margem operacional e alta geração de caixa consistente.
Por fim, a gerente geral da GSK Consumer Healthcare Brasil, Yanir Karp, afirmou que “Haleon continuará a atender profissionais de saúde, clientes e pessoas no país com nossas marcas confiáveis e amadas como ENO, Centrum, Advil e Sensodyne. Estou empolgado por fazer parte dessa jornada junto com minha fantástica equipe da Consumer Healthcare Brasil.”
*Public listed company (empresa de capital aberto)
** Unidade de cuidado da saúde dos consumidores
*** Vendas no ano fiscal de 2021 £ 9,6 bilhões, incluindo Marcas alienadas/em revisão; £ 9,5 bilhões de vendas contínuas
GSK rejeita oferta da Unilever para compra de ativos de saúde
Fonte: GSK
Foto: Shutterstock