GSK e Pfizer anunciam fusão para medicamentos sem receita

Expectativa é de que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2019

A GlaxoSmithKline – GSK e Pfizer estarão entrando em uma joint venture, reunindo seus negócios de saúde do consumidor em uma única entidade. As vendas combinadas das duas companhias totalizaram, hoje, US$ 12,7 bilhões em 2017. “Temos o prazer de anunciar esta nova joint venture para a Pfizer Consumer Healthcare, cumprindo nosso compromisso de concluir a revisão estratégica para este negócio em 2018”, disse o presidente e CEO da Pfizer, Ian Read. “A Pfizer e a GSK têm um excelente histórico de criação de colaborações bem-sucedidas, e estamos ansiosos para trabalhar juntos novamente para liberar o potencial de nossos negócios combinados de saúde do consumidor”.

A GSK e a Pfizer observaram que a transação de todos os patrimônios – da qual a GSK terá participação acionária de 68% e a Pfizer terá 32% de participação acionária – teria uma participação global no mercado de balcão de 7,3%, liderando o mercado na maioria das áreas geográficas incluindo os Estados Unidos e a China. As marcas que seriam incluídas abrangem categorias como alívio da dor, saúde respiratória, suplementos vitamínicos e minerais, saúde digestiva e saúde bucal.

O CEO da GSK Consumer Healthcare, Brian McNamara, será o CEO da joint venture, com o CFO da GSK Consumer Healthcare atuando como CFO. A CEO da GSK, Emma Walmsley, será presidente. A Pfizer poderá nomear três diretores para o conselho de nove pessoas da joint venture. “Por meio da combinação dos negócios de saúde ao consumidor da GSK e da Pfizer, criaremos um valor adicional substancial para os acionistas”, disse Walmsley. “Ao mesmo tempo, os fluxos de caixa incrementais e a visibilidade da separação pretendida ajudarão a suportar o futuro planejamento de capital da GSK e o investimento adicional em nosso portfólio de produtos farmacêuticos”, disse.

Como parte do acordo, a GSK planeja separar a joint venture dentro de três anos após o fechamento por meio de uma cisão de sua participação acionária, listando a GSK Consumer Healthcare no mercado acionário do Reino Unido. Isso criará duas empresas – uma focada na saúde do consumidor, a outra em produtos farmacêuticos e vacinas. “A transação também apresenta um caminho claro para a GSK criar uma nova empresa global de produtos farmacêuticos/vacinas, com uma abordagem de pesquisa e desenvolvimento focada em ciência relacionada ao sistema imunológico, uso de genética e tecnologias avançadas e nova empresa líder mundial em assistência ao consumidor ”, disse Walmsley.

Expectativas com a fusão

A GSK disse que espera uma economia anual de 500 milhões de libras até 2022 por um custo total esperado de £ 900 milhões e encargos não monetários de £ 300 milhões. Os custos em dinheiro serão pagos com cerca de £ 1 bilhão em receitas de desinvestimentos, e espera-se que um quarto das economias de custo sejam reinventados nos negócios.

A GSK espera que a transação aumente seus lucros totais no segundo ano após o fechamento, refletindo o impacto do timing e dos custos da integração, com expectativas de que ela aumentará os ganhos ajustados e o fluxo de caixa livre no primeiro ano após o fechamento. A Pfizer espera ver US$ 650 milhões em sinergias de custo máximo, com a expectativa de um leve aumento nos primeiros três anos após o fechamento da transação.
A transação está sujeita à aprovação dos acionistas da GSK e à aprovação de certas autoridades antitruste. A GSK disse que espera que o acordo seja fechado no segundo semestre de 2019.

Fonte: Drug Store News

Foto: Shutterstock

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