Há risco de falta de testes para Covid-19 no Brasil

Abramed diz que demanda mundial por testagem, devido aos surtos da variante ômicron, forçam capacidade de produção dos insumos

Os testes para o diagnóstico da Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos, de acordo, então com o alerta da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) desta quarta-feira (12)

A Abramed diz que a procura global por mais exames, devido aos surtos da variante ômicron – altamente transmissível –, força a capacidade de produção de insumos e reagentes.

A recomendação da associação é de que os laboratórios priorizem, então, a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.

Priorização de testes

Em um comunicado, a entidade disse preparar uma nota técnica para que os laboratórios associados priorizem pacientes, segundo uma escala de gravidade, para efetuarem os testes.

Portanto, de acordo com a associação, os testes disponíveis devem priorizar:

  • Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas
  • Pacientes hospitalizados e cirúrgicos
  • Pessoas no grupo de risco
  • Trabalhadores assistenciais da área da saúde
  • Colaboradores de serviços essenciais

 

Dessa maneira, então, a Abramed recomenda, portanto, que pessoas sem sintomas, ou com sintomas leves – mesmo que tenham entrado em contato com infectados – que se isolem, ainda que sem testagem.

Com o aumento na procura por testes corre-se o risco da falta do mesmo  

A Abbott, responsável por parte dos testes rápidos usados no Brasil, informou que desde a segunda quinzena de dezembro de 2021 houve , portanto, um aumento na demanda de compra por testes rápidos de antígeno para Covid-19 no país.

As “operações fabris estão trabalhando 24 horas, 7 dias por semana”, de acordo com a empresa

“É importante reforçar que nossos testes são produzidos globalmente, sendo necessário considerar o tempo de envio dos testes ao Brasil, liberação dos produtos por parte das autoridades locais e entrega aos nossos clientes. Somente nesta semana, milhares de testes estão sendo entregues para abastecimento do mercado brasileiro”, completou a Abbott.

Fonte: G1

Foto: Shuttersock

Deixe um comentário