Hilab leva acesso à saúde para tribos indígenas do Amazonas

Healthtech realiza ações com a população indígena desde 2020, ajudando na identificação de doenças e levando saúde para quem precisa por meio de seus exames laboratoriais

A Hilab, healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, promoveu mais uma ação em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério da Defesa para realização de exames laboratoriais nas terras indígenas de Tenharim, na região de Humaitá, interior do estado do Amazonas (AM).

Esta já é a 6º missão que a Hilab realiza neste ano em diferentes regiões indígenas do país.

A missão teve duração de 11 dias e foi promovida em sete tribos da região.

Um time multidisciplinar de profissionais da saúde esteve presente nesta ação e a Hilab foi representada pelas biomédicas Heloise Skraba e Raiane Linay.

Entre as comunidades visitadas, está a Aldeia Marmelo, que fica a cerca de 123 km do município de Humaitá.

As equipes passaram horas se deslocando pela Transamazônica para chegar até a comunidade indígena e, certamente, levar saúde para quem precisa.

A tecnologia que a Hilab vem desenvolvendo e aprimorando nos últimos anos é inédita no Brasil e uma evolução importante para realização de exames laboratoriais, portanto, em lugares remotos e de difícil acesso.

Povos indígenas

“Os indígenas ficaram impressionados com a Hilab pelo fato do resultado do exame sair em tão pouco tempo. Eles ficavam ansiosos pela espera do resultado. Para eles, a realização de exames é algo raro, pois moram muito longe da cidade. Alguns nunca realizaram exames na vida. Saber que estávamos levando acesso à saúde aos povos indígenas foi algo muito gratificante pois cumprimos o fundamento da empresa que é levar acesso à saúde onde ninguém acha que poderia chegar, e nós chegamos”, explica Raiane Linay Silva Carmo, responsável pelo atendimento clínico ao paciente e cliente da Hilab.

A healthtech foi responsável por levar mais de 700 exames laboratoriais remotos para as tribos indígenas.

Possibilitando, dessa maneira, o acompanhamento de condições clínicas em poucos minutos.

Foram realizados testes de Perfil Lipídico, Glicemia, Função Renal, Hepatite B, Beta HCG, Dengue, Zika, PSA, Sífilis, Vitamina D e Covid-19.

Triagem

Portanto, para a realização dos exames, é feita uma triagem.

Para, então, entender o comportamento dos moradores em relação à saúde básica dos mesmos, que tipos de ações essas pessoas adotavam e se já tinham efetuado algum exame.

Após essa primeira etapa, os casos eram analisados e seguiam para um atendimento médico mais específico.

Receitando, então, o uso de medicamentos e realizando os exames necessários.

“Essa foi mais uma missão que a Hilab participou com o objetivo de ajudar as tribos indígenas do país. Mesmo com a distância e a dificuldade de locomoção, conseguimos realizar os nossos exames remotos e levar saúde de qualidade para quem precisa”, explica Jose Restrepo, diretor de Marketing da Hilab.

Hilab apresenta nova tecnologia para a realização de hemograma completo

Fonte: Hilab

Foto: Divulgação

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário