Hilab leva acesso à saúde para tribos indígenas do Amazonas

Healthtech realiza ações com a população indígena desde 2020, ajudando na identificação de doenças e levando saúde para quem precisa por meio de seus exames laboratoriais

A Hilab, healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, promoveu mais uma ação em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Ministério da Defesa para realização de exames laboratoriais nas terras indígenas de Tenharim, na região de Humaitá, interior do estado do Amazonas (AM).

Esta já é a 6º missão que a Hilab realiza neste ano em diferentes regiões indígenas do país.

A missão teve duração de 11 dias e foi promovida em sete tribos da região.

Um time multidisciplinar de profissionais da saúde esteve presente nesta ação e a Hilab foi representada pelas biomédicas Heloise Skraba e Raiane Linay.

Entre as comunidades visitadas, está a Aldeia Marmelo, que fica a cerca de 123 km do município de Humaitá.

As equipes passaram horas se deslocando pela Transamazônica para chegar até a comunidade indígena e, certamente, levar saúde para quem precisa.

A tecnologia que a Hilab vem desenvolvendo e aprimorando nos últimos anos é inédita no Brasil e uma evolução importante para realização de exames laboratoriais, portanto, em lugares remotos e de difícil acesso.

Povos indígenas

“Os indígenas ficaram impressionados com a Hilab pelo fato do resultado do exame sair em tão pouco tempo. Eles ficavam ansiosos pela espera do resultado. Para eles, a realização de exames é algo raro, pois moram muito longe da cidade. Alguns nunca realizaram exames na vida. Saber que estávamos levando acesso à saúde aos povos indígenas foi algo muito gratificante pois cumprimos o fundamento da empresa que é levar acesso à saúde onde ninguém acha que poderia chegar, e nós chegamos”, explica Raiane Linay Silva Carmo, responsável pelo atendimento clínico ao paciente e cliente da Hilab.

A healthtech foi responsável por levar mais de 700 exames laboratoriais remotos para as tribos indígenas.

Possibilitando, dessa maneira, o acompanhamento de condições clínicas em poucos minutos.

Foram realizados testes de Perfil Lipídico, Glicemia, Função Renal, Hepatite B, Beta HCG, Dengue, Zika, PSA, Sífilis, Vitamina D e Covid-19.

Triagem

Portanto, para a realização dos exames, é feita uma triagem.

Para, então, entender o comportamento dos moradores em relação à saúde básica dos mesmos, que tipos de ações essas pessoas adotavam e se já tinham efetuado algum exame.

Após essa primeira etapa, os casos eram analisados e seguiam para um atendimento médico mais específico.

Receitando, então, o uso de medicamentos e realizando os exames necessários.

“Essa foi mais uma missão que a Hilab participou com o objetivo de ajudar as tribos indígenas do país. Mesmo com a distância e a dificuldade de locomoção, conseguimos realizar os nossos exames remotos e levar saúde de qualidade para quem precisa”, explica Jose Restrepo, diretor de Marketing da Hilab.

Hilab apresenta nova tecnologia para a realização de hemograma completo

Fonte: Hilab

Foto: Divulgação

Deixe um comentário