Hipertensão atinge mais de 47 milhões de brasileiros

Doença é comumente conhecida como pressão alta

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 47,5 milhões de brasileiros são hipertensos e, deste total, somente 19,6% estão com os valores pressóricos controlados. A doença, também conhecida como pressão alta, atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no País.

Para entender o que é a doença, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) explica que, normalmente, o sangue bombeado pelo coração, para irrigar os órgãos ou movimentar-se, exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, há hipertensão arterial.

A doença é multifatorial e, para o cardiologista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Dr. Rogério Krakauer, a maior parte dos hipertensos tem origem na genética familiar, mas conhecidos fatores de risco são responsáveis pela precocidade ou intensidade, como a obesidade, o excesso no consumo de sal, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo e o avanço da idade.

“Esses fatores de risco agem na vasoconstrição e/ou retenção de sódio, além da aterosclerose vascular”, explica ele. Já o fator hereditário, aumenta em 30% a chance da pessoa herdar a doença dos pais. “Assim, quando houver casos na família, os cuidados preventivos devem ser ainda mais enfatizados”, ressalta.

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (principais causas de morte no Brasil, com 350 mil óbitos a cada ano). ela ainda é responsável por 57,5 mil mortes anuais em decorrência dos infartos e 63 mil óbitos anuais por Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo a SBC.

Fonte: Guia da Farmácia edição 297 – Por Adriana Bruno
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário