Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»HPPC: shoppers buscam produtos sustentáveis
    Notícias

    HPPC: shoppers buscam produtos sustentáveis

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia4 de setembro de 2024Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    HPPC-shoppers-buscam-produtos-sustentáveis
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Na segunda-feira (02), o ‘Papo de Mercado ABIHPEC’ deu início a uma série de discussões focadas nas transformações da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Em um estudo inédito realizado pela consultoria Arquitetura do Comportamento, foram reveladas as preocupações de diferentes gerações relacionadas à sustentabilidade e a percepção dos consumidores do mercado de HPPC.

    Preocupação com sustentabilidade

    A pesquisa feita a partir de 500 entrevistas, mostrou que todas as gerações (Alpha, Z, Millennials, X e Boomers) demonstram uma preocupação majoritária com a sustentabilidade. Com os Millennials e os Boomers se destacando como os mais preocupados. A Geração Alpha, embora seja geralmente menos informada, tem indivíduos que se destacam pelo alto engajamento quando possuem conhecimento sobre sustentabilidade. No entanto, o estudo mostra que, apesar do grande interesse geral, o conhecimento sobre o tema ainda é limitado.

    Segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados afirmam que são responsáveis pelo futuro do planeta e 83% acreditam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma das maneiras de ajudar na preservação do planeta.

    Universo sensorial

    No atual cenário, o setor de HPPC é percebido pelos consumidores como um verdadeiro universo sensorial, que vai além da simples funcionalidade dos produtos, sendo caracterizado por experiências de prazer e relaxamento, proporcionando momentos de autocuidado e bem-estar. Além disso, quando se trata de sustentabilidade, o setor é frequentemente associado a elementos naturais, como a pureza da água e a riqueza da vegetação. Essa dualidade entre prazer e consciência ambiental destaca a complexidade das expectativas dos consumidores.

    Rodrigo Toni, fundador da Arquitetura do Comportamento, consultoria responsável pela pesquisa, afirma que todas as gerações são “vítimas” da falta de informação e da impotência de tomar ações concretas. De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados afirmam que há falta de informação nas prateleiras sobre quais produtos são sustentáveis. 32% afirmam se preocupar com o futuro do planeta, mas pessoalmente “não podem fazer nada a respeito”.

    Demandas claras

    Apesar disto, os consumidores possuem demandas bem claras às marcas, esperando que elas tenham um papel mais ativo e de liderança no tema. Exigem também mais opções de produtos, comunicação clara sobre práticas sustentáveis dos fabricantes, demonstração da eficácia dos produtos e a apresentação de “certificados”, credenciais de mercado que atestem esses compromissos.

    “É fundamental que as empresas contribuam para a transição do comportamento do consumidor ao consumo sustentável, guiando os mesmos por experiências que coloquem atitudes sustentáveis em prática e facilitem essa mudança.”, ressaltou Toni.

    O preço também costuma ser uma questão quando se trata de produtos sustentáveis, considerados “muito caros” por 49% dos entrevistados.

    Conceito ‘value for money’

    A Euromonitor trouxe um estudo de 2023 sobre relação dos consumidores da América Latina com o preço. Carmen Silva, representante do Instituto, informou que o conceito de “value for money” está evoluindo, com a nova base da pirâmide buscando não apenas o menor custo, mas sim produtos que entreguem qualidade e benefícios reais. “Acredito que, com uma mudança de mentalidade incentivada pelas marcas, o consumidor estará mais disposto a pagar um pouco mais por produtos que sejam eficazes e sustentáveis”, disse Carmen durante a discussão no painel.

    Uma prova disso são as análises do Instituto sobre padrões de consumo entre as gerações. A Geração Z, composta por nativos digitais, busca produtos com resultados eficazes. Os Millennials, que também são nativos digitais, valorizam não apenas a eficácia, mas também a qualidade dos produtos. A Geração X, além de priorizar eficácia e qualidade, mostra um interesse específico em produtos que ajudam a combater os sinais de envelhecimento. Por sua vez, os Baby Boomers valorizam tanto a eficácia quanto a qualidade, com um foco adicional em soluções que adiam os efeitos da idade.

    Tendências

    A Euromonitor listou algumas tendências em alta: premiumization, onde consumidores valorizam produtos de alta qualidade; long-lasting, com demanda crescente por itens de longa duração; multifuncionais, que oferecem praticidade ao combinar várias funções em um único produto; além do aumento da popularidade das marcas indie, que trazem inovação e autenticidade, e do crescimento da busca pelos produtos dupes, alternativas acessíveis a produtos premium de alto desembolso.

    No Painel sobre a “relevância da sustentabilidade para o consumidor”, foi abordado como as marcas estão se posicionando de forma proativa, destacando suas iniciativas sustentáveis em resposta à crescente demanda por práticas eco-friendly. A sustentabilidade, agora vista como essencial, leva empresas a adotar ingredientes naturais, embalagens recicláveis e reduzir impactos ambientais. A pressão de consumidores exigentes e de reguladores com normas mais rígidas, junto à necessidade de transparência nas cadeias de suprimento e responsabilidade social, torna a sustentabilidade crucial para a competitividade no mercado.

    Fonte: Abihpec
    Foto: Shutterstock

    Leia mais:

    Exclusivo: 5 caminhos para aumentar as vendas de HPPC em farmácias

    comportamento de consumo cosméticos higiene pessoal hppc perfumaria preço produtos sustentáveis shopper
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Tema da NRF 2026 destacará o futuro dos modelos de negócio no varejo

    18 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Novo Nordisk prevê Wegovy em comprimido e queda no preço da semaglutida injetável

    18 de julho de 2025

    iFood e Grupo L’Oréal no Brasil firmam parceria

    18 de julho de 2025

    Raia e Drogasil vão distribuir R$ 1 milhão em prêmios

    18 de julho de 2025

    About Woman mira canal farma para expandir atuação

    18 de julho de 2025

    Doenças crônicas agravam impacto do Vírus Sincicial Respiratório em idosos, diz estudo

    18 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.