Na segunda-feira (02), o ‘Papo de Mercado ABIHPEC’ deu início a uma série de discussões focadas nas transformações da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Em um estudo inédito realizado pela consultoria Arquitetura do Comportamento, foram reveladas as preocupações de diferentes gerações relacionadas à sustentabilidade e a percepção dos consumidores do mercado de HPPC.
Preocupação com sustentabilidade
A pesquisa feita a partir de 500 entrevistas, mostrou que todas as gerações (Alpha, Z, Millennials, X e Boomers) demonstram uma preocupação majoritária com a sustentabilidade. Com os Millennials e os Boomers se destacando como os mais preocupados. A Geração Alpha, embora seja geralmente menos informada, tem indivíduos que se destacam pelo alto engajamento quando possuem conhecimento sobre sustentabilidade. No entanto, o estudo mostra que, apesar do grande interesse geral, o conhecimento sobre o tema ainda é limitado.
Segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados afirmam que são responsáveis pelo futuro do planeta e 83% acreditam que consumir produtos e marcas sustentáveis é uma das maneiras de ajudar na preservação do planeta.
Universo sensorial
No atual cenário, o setor de HPPC é percebido pelos consumidores como um verdadeiro universo sensorial, que vai além da simples funcionalidade dos produtos, sendo caracterizado por experiências de prazer e relaxamento, proporcionando momentos de autocuidado e bem-estar. Além disso, quando se trata de sustentabilidade, o setor é frequentemente associado a elementos naturais, como a pureza da água e a riqueza da vegetação. Essa dualidade entre prazer e consciência ambiental destaca a complexidade das expectativas dos consumidores.
Rodrigo Toni, fundador da Arquitetura do Comportamento, consultoria responsável pela pesquisa, afirma que todas as gerações são “vítimas” da falta de informação e da impotência de tomar ações concretas. De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados afirmam que há falta de informação nas prateleiras sobre quais produtos são sustentáveis. 32% afirmam se preocupar com o futuro do planeta, mas pessoalmente “não podem fazer nada a respeito”.
Demandas claras
Apesar disto, os consumidores possuem demandas bem claras às marcas, esperando que elas tenham um papel mais ativo e de liderança no tema. Exigem também mais opções de produtos, comunicação clara sobre práticas sustentáveis dos fabricantes, demonstração da eficácia dos produtos e a apresentação de “certificados”, credenciais de mercado que atestem esses compromissos.
“É fundamental que as empresas contribuam para a transição do comportamento do consumidor ao consumo sustentável, guiando os mesmos por experiências que coloquem atitudes sustentáveis em prática e facilitem essa mudança.”, ressaltou Toni.
O preço também costuma ser uma questão quando se trata de produtos sustentáveis, considerados “muito caros” por 49% dos entrevistados.
Conceito ‘value for money’
A Euromonitor trouxe um estudo de 2023 sobre relação dos consumidores da América Latina com o preço. Carmen Silva, representante do Instituto, informou que o conceito de “value for money” está evoluindo, com a nova base da pirâmide buscando não apenas o menor custo, mas sim produtos que entreguem qualidade e benefícios reais. “Acredito que, com uma mudança de mentalidade incentivada pelas marcas, o consumidor estará mais disposto a pagar um pouco mais por produtos que sejam eficazes e sustentáveis”, disse Carmen durante a discussão no painel.
Uma prova disso são as análises do Instituto sobre padrões de consumo entre as gerações. A Geração Z, composta por nativos digitais, busca produtos com resultados eficazes. Os Millennials, que também são nativos digitais, valorizam não apenas a eficácia, mas também a qualidade dos produtos. A Geração X, além de priorizar eficácia e qualidade, mostra um interesse específico em produtos que ajudam a combater os sinais de envelhecimento. Por sua vez, os Baby Boomers valorizam tanto a eficácia quanto a qualidade, com um foco adicional em soluções que adiam os efeitos da idade.
Tendências
A Euromonitor listou algumas tendências em alta: premiumization, onde consumidores valorizam produtos de alta qualidade; long-lasting, com demanda crescente por itens de longa duração; multifuncionais, que oferecem praticidade ao combinar várias funções em um único produto; além do aumento da popularidade das marcas indie, que trazem inovação e autenticidade, e do crescimento da busca pelos produtos dupes, alternativas acessíveis a produtos premium de alto desembolso.
No Painel sobre a “relevância da sustentabilidade para o consumidor”, foi abordado como as marcas estão se posicionando de forma proativa, destacando suas iniciativas sustentáveis em resposta à crescente demanda por práticas eco-friendly. A sustentabilidade, agora vista como essencial, leva empresas a adotar ingredientes naturais, embalagens recicláveis e reduzir impactos ambientais. A pressão de consumidores exigentes e de reguladores com normas mais rígidas, junto à necessidade de transparência nas cadeias de suprimento e responsabilidade social, torna a sustentabilidade crucial para a competitividade no mercado.
Fonte: Abihpec
Foto: Shutterstock
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