Hypera Pharma se fortalecerá em prescrições e MIPs em 2019

Projeções são de que o lucro líquido cresça 8,44%, atingindo R$ 1.225,0 milhões

A Hypera Pharma acabou de anunciar os resultados referentes ao ano de 2018. Entre os destaques estão a margem EBITDA de 35,4% no ano passado, com alta de 0,2 ponto percentual em relação ao período anterior; o fluxo de caixa operacional recorde de R$ 1.066,5 milhões, com crescimento de 14,4% no período; o crescimento de 17,1% no lucro líquido, que atingiu R$ 1.129,6;  o lançamento de 70 novos produtos em 2018, sendo 36 no quarto trimestre do ano passado; e o Índice de Inovação de 31% no neste intervalo.

O desempenho em Similares e Genéricos foi impulsionado pelo crescimento do mercado e, sobretudo, pelas iniciativas da Companhia para aumento da capacidade de produção ao longo do ano, tais como o aumento dos turnos, a  implantação da escala 6×2 em algumas linhas de produção e os investimentos em novos equipamentos. Foram destaques no ano as marcas líderes de similares Neosoro, Doralgina, Histamin e Flavonid.

Já em Produtos de Prescrição, o crescimento foi beneficiado pelos lançamentos recentes, tais como Colflex e Ofolato, mas também foi impactado pelo aumento da competição no mercado de Vitamina D ao longo do ano, no qual a Hypera Pharma é líder absoluta de mercado com a marca Addera D3.

Em Consumer Health, já foi observado o efeito positivo de algumas extensões de linha de marcas tradicionais, como Maracugina, Tamarine e Biotônico Fontoura, além do reposicionamento de Miorrelax. Apesar disso, o crescimento em 2018 foi impactado pelo crescimento mais moderado do mercado de antigripais, no qual a Companhia também é líder com marcas tradicionais, como Benegrip e Coristina D.

Projeções da Hypera Pharma para 2019

Para este ano, a companhia possui diversas iniciativas para a aceleração do crescimento nos mercados de
Vitamina D e antigripais, que compreendem lançamentos de novos produtos, investimentos em marketing e ações no ponto de venda. É importante mencionar que aproximadamente 80% do pipeline de inovação da Hypera Pharma está relacionado a Produtos de Prescrição e Consumer Health, o que deve impulsionar o crescimento da Companhia nesses mercados no médio prazo. Para 2019, as expectativas são de que o lucro líquido cresça 8,44%, atingindo R$ 1.225,0 milhões.

As recentes melhorias operacionais, incluindo o aumento da capacidade fabril e maior eficiência logística, permitem que a Companhia coloque em prática iniciativas para otimização de capital de giro, que será uma das prioridades para o ano de 2019. Isso contribuirá para que a Hypera Pharma concentre seus investimentos em Capex e inovação, que são essenciais para o crescimento sustentável no médio e longo prazo.

Inovação e lançamentos

Os avanços em inovação em 2018 foram os mais relevantes da história da Hypera Pharma. Os investimentos totais em inovação, pesquisa e desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, cresceram 33,0% e superaram a marca dos R$ 180 milhões, montante bastante expressivo para o mercado farmacêutico brasileiro. O índice de inovação, correspondente ao percentual da Receita Líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos, evoluiu ao longo do ano e alcançou 31% no 4T18.

O ano de 2018 também marcou o primeiro ano integral de operação do Hynova, centro de inovação da Companhia que conta com tecnologia de ponta, mestres e doutores dedicados à inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O Hynova já opera hoje com 100% de sua capacidade e vem colaborando, junto com as iniciativas de Business Development, para o incremento do pipeline de inovação, que encerrou o ano de 2018 com mais de 330 projetos que fomentarão o crescimento sustentável da Companhia no médio e longo prazo.

Em 2018, foram 70 lançamentos de novos produtos, sendo 36 realizados no 4T18, um recorde para a Companhia.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Merck compra empresa de imunoterapia por US$ 300 milhões

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário