Indiana Bharat Biotech vai fornecer a vacina Covaxin para o Brasil

O acordo feito com a Precisa Medicamentos para a comercialização e venda da vacina Covaxin será realizada após autorização da Anvisa

Uma equipe da Precisa Medicamentos visitou as instalações da Bharat Biotech na semana passada para discutir as possibilidades de exportação da Covaxin, a primeira vacina totalmente desenvolvida na Índia contra a Covid-19.

A equipe se reuniu -se com o presidente e diretor da Bharat, Dr. Krishna Ella, nos dias 7 e 8 de janeiro, nas instalações da Bharat Biotech, no Genome Valley, na Índia.

O embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Corrêa do Lago, também participou de parte da reunião.

No entanto, a divulgação das informações foi realizada no último dia 12.

“O nosso objetivo para todas as vacinas desenvolvidas na Bharat Biotech é proporcionar o acesso global às populações que mais necessitam delas. A Covaxin gerou excelentes dados de segurança com respostas imunológicas robustas a múltiplas proteínas virais. Estamos satisfeitos ao verificar que as vacinas da Índia são capazes de responder às necessidades da saúde pública do Brasil.”, disse Dr. Krishna Ella.

Fases da vacina

A Covaxin é uma vacina para o combate à SARS-CoV-2 de duas doses, altamente purificada, a partir de vírus inativado.

É fabricada em uma plataforma Vero Cell com excelente histórico de segurança, com capacidade de produção de 300 milhões de doses anuais.

Os ensaios clínicos de Fase 3 da Covaxin começaram em meados de novembro e estão, atualmente, em andamento em cerca de 26 mil voluntários em toda a Índia.

Este é, portanto, o primeiro e único estudo de eficácia de Fase 3 da Índia para uma vacina contra a Covid-19.

E também é o maior estudo de eficácia de Fase 3 já realizado para qualquer vacina na Índia.

A Covaxin foi avaliada em aproximadamente mil indivíduos em ensaios clínicos nas Fases 1 e 2.

Com resultados promissores de segurança e resposta imunológica, essas fases receberam aceitação por revistas científicas internacionais.

Desenvolvimento da Covaxin

A Covaxin é desenvolvida inteiramente na Índia pela Bharat Biotech em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) e o Instituto Nacional de Virologia (NIV).

A vacina está sendo desenvolvida e fabricada na instalação de biossegurança BSL-3 (Bio-Safety Level 3) da Bharat Biotech.

Os estudos de avaliação da vacina inclui também uma proteção de longo prazo com base na memória celular, a partir de vários pontos de proteção da vacina, por meio de várias proteínas-alvo do vírus, e não somente contra a proteína spike.

A Covaxin demonstrou, então, capacidade de neutralização de amplo espectro com cepas heterólogas de SARS-CoV-2, potencialmente reduzindo ou eliminando mutações.

Também mostrou gerar respostas de células T, indicando longevidade e uma resposta rápida de anticorpos a infecções futuras a partir da sua memória celular.

A saber, sua característica mais forte é a segurança demonstrada, significativamente maior do que o de outras vacinas com dados publicados.

Dessa maneira, a Covaxin é apresentada em frascos multidoses e pode ser armazenada em temperaturas que variam de 2ºC a 8ºC.

O desenvolvimento do produto e os dados dos ensaios clínicos obtidos até agora geraram, assim, cinco artigos científicos.

Eles foram, então, submetidos a revistas internacionais e revisados por pesquisadores independentes.

Quatro desses artigos, portanto, foram aceitos e serão publicados em breve.

A publicação dos dados da Fase 2 dos ensaios clínicos está sendo submetida ao processo de revisão por pesquisadores independentes.

Covaxin: o que se sabe sobre a vacina indiana contra a Covid-19 

Fonte: Bharat Biotech

Foto: Shutterstock

 

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário